06 DE NOVEMBRO DE 2015, SEXTA FEIRA FONTE: Diário de NotÃcias Diário de NotÃcias dá a notÃcia A Esquerda alemã entra no governo da TurÃngia em acordo com os Sociais-democratas e Verdes Karl Marx entra nas alcatifas do poder deste Land alemão. As notÃcias de realinhamentos à esquerda, com compromissos entre comunistas e social-democratas, podem não ser um exclusivo de Portugal, se olharmos para o que se passa na Alemanha. SPD, aliado a nÃvel federal com a CDU de Angela Merkel, optou por se entender com os vermelhos do Die Linke e com os Verdes
Facilitar a via a um executivo liderado pela esquerda seria deixar "entrar Karl Marx no gabinete do chefe do governo do estado", afirmou a chanceler Angela Merkel quando da campanha eleitoral na TurÃngia. O alerta caiu, no entanto, em saco roto e Marx está a caminho do poder pela mão do Die Linke, aliado ao SPD e aos Verdes.
A situação não está a ser pacÃfica e o presidente alemão, Joachim Gauck, ajudou a alimentar a polémica ao pôr em causa a capacidade de governação da esquerda. "Bem, as pessoas da minha idade que viveram na comunista República Democrática Alemã [RDA] têm dificuldade em aceitar isto. Mas somos uma democracia", disse Gauck, em entrevista à televisão.
|