Comunistas.infoComunistas.infoComunistas.info
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
ACTUALIDADE INTERNACIONAL
Ver mais
23 DE MARÇO DE 2008, DOMINGO
FONTE: El País
POR: MAURICIO VICENT
Reportagem Fidel Castro: Último Capítulo
Será a Revolução Cubana capaz de reinventar-se?
"...depois de derrotar um exército de 40.000 homens armados pelos EUA, Castro entrou em Havana pela esquina do Malecon e Prado ao rítmo do bolero de Isolina Carrillo… “Dos gardenias para ti / con ellas quiero decir / te quiero, te adoro, mi vida…”. Mas que adoração, foi júbilo em jorros, quase um cheque em branco. “Fidel Castro tomou conta de Cuba e lançou a sua grande revolução em Janeiro de 1959 com o aplauso ensurdecedor da maioria dos seus compatriotas”, escreveu um quarto de século depois o seu biógrafo mais rigoroso, Tad Szulc, ...jornalista do ‘The New York Times’. (artigo em castelhano)

Ver mais
17 DE MARÇO DE 2008, SEGUNDA FEIRA
FONTE: O Vermelho
POR: Oscar Niemeyer
"Quando ocorreu a invasão do Equador pela Colômbia, no dia 1º do mês corrente, que resultou na morte de 20 combatentes e de um dos principais líderes das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Raúl Reyes, escrevi um texto, revoltado com o que havia acontecido. Infelizmente, o texto que redigi não chegou aos jornais antes da solução adotada graças à pronta e corajosa intervenção dos governos latino-americanos, que deram ao mundo uma demonstração de unidade e força em defesa de sua soberania nacional."

17 DE MARÇO DE 2008, SEGUNDA FEIRA
FONTE: O Vermelho
Foi decidido que o 10º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários se realizará em 21, 22 e 23 de Novembro de 2008 na cidade de S. Paulo, Brasil, com o tema “Novos fenômenos no quadro internacional. Contradições e problemas nacionais, sociais, ambientais e interimperialistas em agravamento. A luta pela paz, a democracia, a soberania, o progresso e o socialismo e a unidade de ação dos Partidos Comunistas e Operários”.