ACTUALIDADE INTERNACIONAL 31 DE DEZEMBRO DE 2008, QUARTA-FEIRA Apelo de um conjunto de intelectuais de diversos paÃses "Queremos antes de mais nada dizer um sim colectivo ao levantamento na Grécia. Somos artistas, escritores e professores conectados neste momento por amigos e compromissos comuns. Estamos globalmente dispersos e estamos a observar, com esperança, de longe. Mas alguns de nós estão em Atenas e têm estado nas ruas, sentiram a fúria e o gás lacrimogéneo, e vislumbraram o espectro do outro mundo que é possÃvel." Leia aqui, com alguns dias de atraso, o apelo de um conjunto de intelectuais de diversos paÃses publicado originalmente na MRzine, da revista de esquerda americana Monthly Review, e traduzido pelo site Resistir.info.
28 DE DEZEMBRO DE 2008, DOMINGO FONTE: TribunalIraque: Audiência Portuguesa do Tribunal Mundial sobre o Iraque POR: Harold Pinter Em homenagem ao grande dramaturgo e poeta inglês Harold Pinter (1930-2008), falecido a 24 de Dezembro, relembramos aqui o seu discurso de aceitação do Prémio Nobel de Literatura de 2005, e que foi previamente gravado no hospital de Londres onde se encontrava internado e mostrado em vÃdeo na Cerimónia de Entrega daquele o prémio na Academia Sueca, em Estocolmo, a 7 de Dezembro daquele ano.
21 DE DEZEMBRO DE 2008, DOMINGO "No dia 23 de Dezembro, às 18 horas, leva um sapato e deixa-o na embaixada norte-americana exigindo a libertação imediata de al-Zaidi e o fim da guerra contra o Iraque." O responsável pela edição portuguesa da "Monthly Review", uma das promotoras desta iniciativa, pediu-nos a sua divulgação. Conscientes de que a libertação de al-Zaidi e o fim da guerra contra o Iraque são duas boas causas entendemos publicitar aquela acção.
13 DE DEZEMBRO DE 2008, SÃBADO POR: Oskar Lafontaine ““A experiência alemã ensinou-nos que uma esquerda europeia reorganizada e forte pode alterar as coisas obrigando os outro partidos a reagirem. Construamos juntos essa nova esquerda, uma esquerda que recuse os compromissos nauseabundos!â€
Leia aqui em castelhano este importante discurso de Oskar Lafontaine prenunciado em Paris, num acto de apoio ao recentemente criado Partido da Esquerda em França e que foi transcrito da revista electrónica Sin Permiso
|