ACTUALIDADE INTERNACIONAL 31 DE MAIO DE 2007, QUINTA FEIRA POR: Jean Bricmont El colapso moral de la izquierda moral Em tempos, havia na França e na Europa duas maneiras de ser de esquerda. Uma era lutar por reformas sociais, tanto nas fábricas (reforçando os sindicatos) como ao nÃvel do Estado (extensão e democratização da educação e criação de serviços públicos fortes); era o programa dos sociais-democratas, mas igualmente dos gaullistas em França, pelo menos a em relação à segunda parte. O outro modo de estar da esquerda era desejar, ou esperar, por uma revolução; geralmente devia ser proletária, semelhante à revolução soviética ou pelo menos parecida com o que era a interpretação dominante dela. Era a linha comunista, juntamente com os grupos mais pequenos dos trotskistas ou anarquistas....
27 DE MAIO DE 2007, DOMINGO por Emir Sader Não existe uma ciência monetária, que defina o nÃvel óptimo das taxas de juro. Todas as definições representam decisões sobre polÃtica económica, com consequências sociais e polÃticas directas. (em castelhano)
09 DE MAIO DE 2007, QUARTA-FEIRA por Jorge Nascimento Fernandes "Parece que estarÃamos numa França governada pelos herdeiros soissante-huitards derrotada pelo contra-revolucionário Sarkozy. Esquecem que o Maio de 68 foi vencido por De Gaulle quando se retirou para Baden-Baden e foi buscar o apoio do exército francês estacionado na Alemanha ou quando a direita, na ordem de um milhão, chefiada por Malraux, desceu, no rescaldo dessa iniciativa, os Campos ElÃseos."
06 DE MAIO DE 2007, DOMINGO "A mina Shougang Hierro Peru, uma mina de ferro de capital chinês. As negociações ali prosseguiram no sábado (5), mediadas pelo governo, enquanto a greve entrou em seu 20º dia."
|