Comunistas.infoComunistas.infoComunistas.info
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
-
24 DE SETEMBRO DE 2021, SEXTA FEIRA
FONTE: RC
Comunicado da Renovação Comunista
Desenvolvimento com coesão social só com voto na esquerda!
A Renovação Comunista toma posição sobre as eleições e apela ao voto na esquerda!
Com a aproximação das eleições autárquicas no próximo domingo, a Renovação Comunista considera imperioso fazer um apelo à participação do voto, como meio de vencer a abstenção, dar força à democracia e ao poder local, e gerar melhores condições para um acordo entre o centro-esquerda e a esquerda que lance decisivamente o país no desenvolvimento e na coesão social.

Um critério para valorizar o resultado eleitoral será o de mais municípios e mais eleitos dos partidos da esquerda e do centro-esquerda serem escolhidos pelo voto popular por forma a tornar o poder local cada vez mais num instrumento de autogoverno das comunidades, em proximidade e forte sintonia com a vontade local.

Importa viabilizar mais acordos locais entre a esquerda e o centro-esquerda, sobretudo nos municípios de grande dimensão da grande Lisboa, o que dependerá de o Bloco e o PCP se afirmarem e conseguirem construir maiorias aritméticas conjuntas com o PS. Para o futuro do diálogo entre as esquerdas nestes municípios, as maiorias partilhadas facilitarão mais a negociação do que vitórias monopartidárias de maioria absoluta que tendem a inibir o diálogo.

No plano das repercussões nacionais das eleições autárquicas é um critério a valorizar o ser reafirmada no país a maioria de centro-esquerda e da esquerda e nos múltiplos órgãos autárquicos em disputa, derrotando o conjunto das forças de direita.

Um objetivo conexo com o anterior é o de o país e a democracia infligirem uma significativa derrota à extrema-direita, colocando-a na marginalidade e insignificância da representatividade democrática.

No domingo, a mobilização popular e a vitória do centro-esquerda e da esquerda permitirão encarar as novas e exigentes tarefas do relançamento económico com redobrada energia depois do sucesso conseguido no controlo da pandemia.

Votar à esquerda!


 

O seu comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório

Digite em baixo os caracteres desta imagem

Se tiver dificuldade em enviar o seu comentário, ou se preferir, pode enviar para o e-mail newsletter@comunistas.info.