Comunistas.infoComunistas.infoComunistas.info
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
-
07 DE AGOSTO DE 2021, SÁBADO
FONTE: RC, foto de radio.pax
Carreira Marques deixou-nos!
A Renovação Comunista apela à continuação da sua luta
No dia do desaparecimento de Carreira Marques a Renovação Comunista presta homenagem ao comunista que contribuiu para a construção da alternativa socialista e ajudou a levar a Renovação Comunista por diante.
Faleceu José Carreira Marques membro do Conselho Nacional da Renovação Comunista que contribuiu de forma empenhada na construção democrática, desde logo como deputado constituinte eleito por Beja na lista do PCP e, depois como autarca, onde impulsionou a afirmação do poder local democrático, parte maior da democracia portuguesa.

Os seus mandatos à frente da Câmara de Municipal de Beja constituem um exemplo de serviço às populações, e de desenvolvimento equilibrado e socialmente integrador da capital do baixo Alentejo, que vai permanecer, no estilo e resultados, como sinal do que um dia poderá vir a ser o Portugal socialista por que ele sempre lutou. O seu trabalho contribuiu para a fundamental operacionalidade do poder local democrático, sem a qual o país não teria conseguido resolver os atrasos, miséria e bloqueios herdados de 48 anos de fascismo.


Carreira Marques foi obreiro da democracia antes e depois do 25 de Abril, foi comprometido na luta revolucionária no derrube do fascismo e na reforma agrária, o mais socialista dos empreendimentos da classe operária portuguesa. Apesar dos retrocessos sofridos, a Reforma Agrária, o seu exemplo, a sua experiência e o estudo do que foram as suas opções e resultados, será sempre uma base imprescindível para a retoma do projeto socialista em Portugal no objetivo de concretizar a ideia de uma sociedade de trabalhadores associados tal como foi enunciado no Manifesto Comunista de Marx e Engels.

Foi saliente a sua contribuição na edificação democrática, na consolidação das suas instituições, ajudando a dotá-las da mais ampla democracia. Participou na elaboração da Constituição agindo para que ela se tornasse em moldura institucional capaz de poder acomodar inclusive novas conquistas em direção socialista. Foi essa visão avançada dos constituintes, como Carreira Marques, que faz com ele possa ser considerado, a par de outros, como um dos fundadores da democracia.


Carreira Marques, como comunista, mostrou sempre sensibilidade para a construção de uma linha política unitária que tornasse os comunistas em força dinamizadora do processo político, com habilitação para a administração de todos os espaços do Estado que o povo pudesse conquistar. Defendeu que o campo comunista se dotasse de capacidade de disputa eleitoral em prol de programas transformadores e de capacidade de governação competente.

Carreira Marques recusou o acantonamento no conforto oportunista do oposicionismo inconsequente, o qual tende a privilegiar o mero protesto à assunção responsável de propostas de transformação. Com esse sentido de responsabilidade e de construção política, Carreia Marques procurou sempre reunir as convergências necessárias que fizessem o país retomar a senda do progresso. Com a sua ação, ele ajudou a criar condições para que acontecesse o grande impulso democrático tornado possível pelos acordos de maioria parlamentar entre a esquerda e o partido socialista em 2015 e que permitiram livrar o país das políticas austeritárias.

Carreira Marques bateu-se pela construção de uma linha política que corrigisse o desvio sectário e obreirista que ainda hoje continua em larga medida a marcar a ação do PCP. Na busca de uma intervenção qualificada, Carreira Marques foi parte ativa na formação e ação da Renovação Comunista, sendo à data membro do seu Conselho Nacional.

A Renovação Comunista endossa as suas condolências à família de Carreira Marques e afirma o seu compromisso em continuar a seguir o exemplo e a dedicação de Carreira Marques, certos de que o socialismo é o caminho para construir um futuro melhor.


 

O seu comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório

Digite em baixo os caracteres desta imagem

Se tiver dificuldade em enviar o seu comentário, ou se preferir, pode enviar para o e-mail newsletter@comunistas.info.