Comunistas.infoComunistas.infoComunistas.info
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
ACTUALIDADE NACIONAL
Ver mais
16 DE MAIO DE 2021, DOMINGO
25 de Abril Sempre Fascismo Nunca Mais!
Deixou-nos aos 76 anos o Coronel Eduardo Diniz de Almeida, um herói do processo revolucionário do 25 de Abril e um pilar da aliança Povo - MFA que tudo fez para fazer andar a revolução para a frente. Foi no seu posto do Regimento de Artilharia de Lisboa que, em 11 de março de 1975, ajudou a derrotar o golpe reaccionário de Spínola e seus apaniguados e a conseguir limitar os confrontos e as vítimas dessa ação contra-revolucionária. Depois da revolução, no período constitucional, Diniz Almeida manteve intensa atividade cívica e política, sempre nas causas populares. Como independente, na Coligação Democrática Unitária (CDU), foi vereador na Câmara de Cascais entre 2001 e 2005.Tem contributos publicados inestimáveis para a história da revolução e do processo do MFA que constituirão para sempre uma fonte inesgotável de ensinamento político e histórico. A Renovação Comunista, junta-se às homenagens ao Coronel Diniz de Almeida e endossa as mais sentidas condolências à família. 25 de Abril Sempre, fascismo nunca mais!

Ver mais
12 DE MAIO DE 2021, QUARTA-FEIRA
A Newsletter da Renovação Comunista abre a discussão autárquica e vem defender as questões chave de programa que desejavelmente deverão inspirar o centro-esquerda e a esquerda em Lisboa para aprofundar a transformação da cidade num espaço de integração, tolerância e democracia. Estes objetivos só serão concretizados na exata medida em que a cidade consiga fornecer condições de habitação transporte e cultura para todos. Ainda na perspetiva de gerar maiores avanços faz sentido valorizar o contributo de Sá Fernandes, na altura em se despede da Câmara, para a reapropriação do espaço público no que foi um ambicioso programa de remodelação da cidade cumprido escrupulosamente desde a sua eleição inicial. Politicamente, Sá Fernandes foi capaz de combinar inovação programática, capacidade de negociação política e operacionalidade gestionária, ingredientes que a esquerda deve cultivar. Damos ainda notícia do interessante projeto do Clube de Saúde do Porto, uma iniciativa da sociedade civil, que visa agir para obter avanços concretos na política de saúde.

Ver mais
10 DE MAIO DE 2021, SEGUNDA FEIRA
FONTE: RC
POR: José Cavalheiro
Clube de Saude do Porto
A saúde, os ganhos a obter por políticas concretas, carece da ação da população e da opinião pública. É por isso que, no Porto, se está a formar o clube de saúde do Porto.

Ver mais
09 DE MAIO DE 2021, DOMINGO
FONTE: RC
POR: Cipriano Justo
Na primeira sondagem realizada sobre as eleições em Lisboa, o centro-esquerda e a esquerda obtêm uma vantagem considerável sobre toda a direita. PS, CDU e BE somariam 60% dos votos, PSD e IL, 28%, e o CHEGA, 6,1%. Poderíamos, portanto, afirmar que à direita espera-lhe, se estas percentagens se replicarem, uma derrota muito pesada, com o PS (46,6%) a ter uma vantagem de 20 pontos percentuais sobre o candidato do PSD (25,7%).

Ver mais
08 DE MAIO DE 2021, SÁBADO
FONTE: RC
POR: Paulo Fidalgo
O elogio na hora da despedida de um vereador singular
Na hora da despedida do vereador Sá Fernandes, 14 anos depois da sua eleição no movimento "Lisboa é gente", importa sublinhar o percurso de uma ação que modificou o dia a dia dos lisboetas com o seu programa de reapropriação do espaço público da cidade, traduzido no corredor verde, nas ciclovias, na requalificação dos jardins e nas esplanadas. Sá Fernandes deixa um programa cumprido e uma cidade remodelada para melhor. Para a Renovação Comunista, o que se valoriza, também, é que Sá Fernandes foi, politicamente, um primeiro passo para construir uma alternativa que correu com a direita da Câmara e acabou por repercutir na criação de um ambiente novo entre o centro-esquerda e a esquerda que conduziu aos acordos de governo de 2015. Acordos que permitiram parar com a trajetória para o abismo da austeridade além da troika.