Comunistas.info
Comunistas.info
Comunistas.info
INSCRI«√ONEWSLETTERLINKSCONTACTOS.
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
17 DE JULHO DE 2018, TERÇA FEIRA
O Desaparecimento de Jo√£o Semedo
No dia do seu desaparecimento, a Renovação Comunista endereçou a Catarina Martins as condolências da nossa Associação
Catarina

√Č com m√°goa que recebemos a not√≠cia do Jo√£o Semedo. Ele pertencia a uma gera√ß√£o de ouro da pol√≠tica portuguesa que fez o 25 de abril. Ele despertou na Associa√ß√£o de Medicina, no tempo do fascismo, e tornou-se rapidamente num destacado protagonista da a√ß√£o. Jo√£o Semedo foi um incans√°vel combatente, no movimento estudantil, na UEC e no partido comunista, fundou connosco a Associa√ß√£o Renova√ß√£o Comunista e tornou-se deputado e dirigente do Bloco de Esquerda. A sua contribui√ß√£o para o debate comunista intensificou-se no quadro da crise que conduziu ao desaparecimento da URSS e foi na exig√™ncia dessa mesma discuss√£o que protagonizou a funda√ß√£o da nossa Associa√ß√£o.

Ele foi exemplar na intensidade da a√ß√£o e, embora as nossas opini√Ķes tenham divergido em muitos aspetos, admir√°mos o empenho que colocou nas frentes onde foi chamado a intervir. Fomos naturalmente sens√≠veis ao rasgo com que impulsionou o debate pela renova√ß√£o do Servi√ßo Nacional de Sa√ļde nos √ļltimos meses. Neste aspecto, ele ajudou a abrir uma situa√ß√£o de grande cristaliza√ß√£o por onde a hidra dos interesses capitalistas tem medrado e subvertido a ordem democr√°tica inscrita na Constitui√ß√£o da Rep√ļblica. O que se trata √© de impedir que vingue uma sa√ļde de classe, apetrechada para os ricos e depauperada para os restantes. Acreditamos que neste dom√≠nio t√≠nhamos um largo consenso com ele e com as restantes esquerdas e que seria um resultado positivo para homenagear a sua mem√≥ria e a mem√≥ria de outros defensores do SNS, desaparecidos, que consegu√≠ssemos gerar uma maioria favor√°vel ao relan√ßamento e ao desenvolvimento do SNS e alcan√ß√°ssemos uma viragem democr√°tica na pol√≠tica de sa√ļde.

Peço-te que transmitas à Direcção do Bloco e à família do João as nossas condolências e esperamos poder cooperar no futuro na construção de uma sociedade mais avançada.

Paulo Fidalgo

Renovação Comunista



 

O seu coment√°rio
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório

Digite em baixo os caracteres desta imagem

Se tiver dificuldade em enviar o seu coment√°rio, ou se preferir, pode enviar para o e-mail newsletter@comunistas.info.