Comunistas.info
Comunistas.info
Comunistas.info
INSCRIÇÃONEWSLETTERLINKSCONTACTOS.
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
17 DE JULHO DE 2018, TERÇA FEIRA
O Desaparecimento de João Semedo
No dia do seu desaparecimento, a Renovação Comunista endereçou a Catarina Martins as condolências da nossa Associação
Catarina

É com mágoa que recebemos a notícia do João Semedo. Ele pertencia a uma geração de ouro da política portuguesa que fez o 25 de abril. Ele despertou na Associação de Medicina, no tempo do fascismo, e tornou-se rapidamente num destacado protagonista da ação. João Semedo foi um incansável combatente, no movimento estudantil, na UEC e no partido comunista, fundou connosco a Associação Renovação Comunista e tornou-se deputado e dirigente do Bloco de Esquerda. A sua contribuição para o debate comunista intensificou-se no quadro da crise que conduziu ao desaparecimento da URSS e foi na exigência dessa mesma discussão que protagonizou a fundação da nossa Associação.

Ele foi exemplar na intensidade da ação e, embora as nossas opiniões tenham divergido em muitos aspetos, admirámos o empenho que colocou nas frentes onde foi chamado a intervir. Fomos naturalmente sensíveis ao rasgo com que impulsionou o debate pela renovação do Serviço Nacional de Saúde nos últimos meses. Neste aspecto, ele ajudou a abrir uma situação de grande cristalização por onde a hidra dos interesses capitalistas tem medrado e subvertido a ordem democrática inscrita na Constituição da República. O que se trata é de impedir que vingue uma saúde de classe, apetrechada para os ricos e depauperada para os restantes. Acreditamos que neste domínio tínhamos um largo consenso com ele e com as restantes esquerdas e que seria um resultado positivo para homenagear a sua memória e a memória de outros defensores do SNS, desaparecidos, que conseguíssemos gerar uma maioria favorável ao relançamento e ao desenvolvimento do SNS e alcançássemos uma viragem democrática na política de saúde.

Peço-te que transmitas à Direcção do Bloco e à família do João as nossas condolências e esperamos poder cooperar no futuro na construção de uma sociedade mais avançada.

Paulo Fidalgo

Renovação Comunista



 

O seu comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório

Digite em baixo os caracteres desta imagem

Se tiver dificuldade em enviar o seu comentário, ou se preferir, pode enviar para o e-mail newsletter@comunistas.info.