Comunistas.info
Comunistas.info
Comunistas.info
INSCRIÇÃONEWSLETTERLINKSCONTACTOS.
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
ACTUALIDADE NACIONAL
Ver mais
28 DE JULHO DE 2013, DOMINGO
Aceitar todos os desafios
Os vinte e um dias que abalaram a coligação tiveram a vantagem de mostrar as debilidades do governo em continuar a impor o seu plano de austeridade, manifestadas pela deserção de Vítor Gaspar e a tentativa de fuga de Paulo Portas.

Ver mais
27 DE JULHO DE 2013, SÁBADO
Carlos Brito
1 - Pergunta da «Newsletter» da RC:
«Como comentas a opção do PCP e do BE de não entrarem no processo negocial de «Salvação Nacional» convocado pelo Presidente da República?»

Ver mais
26 DE JULHO DE 2013, SEXTA FEIRA
Paulo Fidalgo
A crise política deste verão resultou do desastre dos cortes e da depressão económica, instrumentos maiores para conduzir à redução da despesa do Estado. Diz-se que o projeto de Passos Coelho é de cortar em 20 mil milhões a despesa do Estado, esmagando-a de 48% para 34% do PIB. É a utopia de que o capitalismo vai finalmente florescer se for escaqueirada a economia pública e desvalorizada a força de trabalho e atirado o peso da despesa pública para uma das mais baixas percentagens do PIB na Europa (Tabela1).

25 DE JULHO DE 2013, QUINTA FEIRA
José Cavalheiro
Enquanto a esquerda não estiver interessada em fechar o puzzle a direita vai continuar a sua politica de demolição do Estado

Ver mais
24 DE JULHO DE 2013, QUARTA-FEIRA
As próximas eleições autárquicas revestem-se de particular importância, não só no que diz respeito à cidade do Porto mas, também, pelas implicações que os seus resultados terão na situação política do país.

Ver mais
20 DE JULHO DE 2013, SÁBADO
POR: Direcção
Comunicado da Renovação Comunista
Na terceira semana de crise política, muitos portugueses pensavam de boa fé ser ainda possível um compromisso abrangente para melhor enfrentar a recessão económica. Essa expectativa saiu gorada quando a direita revelou a sua obstinada insistência na acentuação das medidas recessivas que poderão lançar milhões de portugueses para a miséria e a catástrofe social.

20 DE JULHO DE 2013, SÁBADO
Serafim Nunes
Faz por esta altura cinco anos que eclodiu a crise do subprime nos USA que conduziu ao descalabro do sistema financeiro, sobretudo americano e europeu, provocando a mais grave crise depois da Grande Depressão.

Ver mais
14 DE JULHO DE 2013, DOMINGO
A crise política em progressão há já duas semanas, agravou-se em resultado da intervenção do Sr. Presidente da República. Em vez de agir com os poderes claros que a Constituição lhe confere, nomeadamente o poder de dissolver a Assembleia da República e convocar eleições ou o poder de nomear um governo, optou o Sr. Presidente da República por desencadear um processo confuso e de discutível conformidade com as regras democráticas que adia perigosamente a resolução dos problemas para um horizonte inaceitável de 12 meses ou mais.

Ver mais
10 DE JULHO DE 2013, QUARTA-FEIRA
António Serzedelo
O que está em causa é a sobrevivência da UE e da zona euro, é a coesão económica e social da Europa, e por consequência a Paz europeia, conquista do pós-guerra.

02 DE JULHO DE 2013, TERÇA FEIRA
Cipriano Justo
É um lugar-comum afirmar-se que o modelo social europeu foi construído pela social-democracia e a democracia-cristã. Porém, este lugar-comum, como quase todos os lugares-comuns, é uma simplificação do que realmente aconteceu. Após a vitória dos aliados na II guerra mundial, a reconstrução da Europa foi realizada com os dinheiros do plano Marshall, no valor de treze biliões de dólares, canalizados pelo tesouro norte-americano, entre 1948-52, para os países europeus envolvidos no conflito, tendo como objectivo disputar ao campo socialista as realizações no campo da educação, saúde, emprego e segurança social.