Comunistas.info
Comunistas.info
Comunistas.info
INSCRI«√ONEWSLETTERLINKSCONTACTOS.
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
ACTUALIDADE NACIONAL
Ver mais
27 DE OUTUBRO DE 2013, DOMINGO
A resposta de Carlos Brito ao Artigo de José Manuel Jara saído no "Militante"
Jos√© Manuel Jara, um idefect√≠vel pros√©lito da actual dire√ß√£o do PCP e seguidor da velha cultura do "culto da personalidade", fez sair um artigo na revista "o Militante" publica√ß√£o do PCP sobre assuntos te√≥ricos e ideol√≥gicos, para se insurgir com o livro de Carlos Brito sobre √Ālvaro Cunhal "Os sete f√īlegos de um combatente". O Expresso deu not√≠cia do escrito de Jos√© Manuel Jara e da resposta de Carlos Brito. Inserimos aqui o texto de resposta de Carlos Brito na √≠ntegra. A quest√£o que nos anima n√£o √© bem a mera pol√©mica. √Č que, na sua resposta, Carlos Brito d√°-nos conta de uma vis√£o da hist√≥ria, preciosa para mem√≥ria futura, e permite-nos entrever o seu pensamento e linha pol√≠tica. E, esse, parece-nos ser o valor inestim√°vel desta resposta.

Ver mais
20 DE OUTUBRO DE 2013, DOMINGO
Com o or√ßamento de Estado para 2014, os portugueses v√£o dentro em breve tomar conhecimento em toda a sua extens√£o do terceiro programa de austeridade. O lema do governo parece ser ‚Äúquem aguenta dois, aguenta tr√™s‚ÄĚ. Incidindo sobretudo sobre os funcion√°rios p√ļblicos, os reformados e pensionistas, as medidas que foram sendo anunciadas ir√£o n√£o s√≥ deteriorar ainda mais as condi√ß√Ķes de vida destas camadas da popula√ß√£o, mas ir√£o inviabilizar irreversivelmente muitos apoios a quem foi sobrevivendo no desemprego com os apoios destes seus familiares.

Ver mais
19 DE OUTUBRO DE 2013, S√ĀBADO
Entrevista ao Contra-Almirante Martins Guerreiro
A Associa√ß√£o 25 de Abril est√° a lan√ßar um grande movimento a prop√≥sito das comemora√ß√Ķes dos 40 anos do 25 de Abril, que ir√£o ocorrer em 2014. A verdade √© que a Associa√ß√£o n√£o promove todo este processo apenas por estarmos numa data redonda, dos 40 anos da revolu√ß√£o, mas porque avalia a situa√ß√£o do pa√≠s e as tarefas que se colocam aos portugueses como carecendo de um forte reavivar dos valores de Abril.

Ver mais
18 DE OUTUBRO DE 2013, SEXTA FEIRA
Entrevista ao Dr. José Munhoz Frade
O Dr. Jos√© Munhoz Frade √© um especialista hospitalar em Medicina Interna a trabalhar h√° longos anos no Hospital Distrital de Beja, no qual, ali√°s, j√° exerceu fun√ß√Ķes de Director Cl√≠nico. √Č por isso um profissional especialmente habilitado para avaliar as mudan√ßas em curso naquela unidade de sa√ļde. Com efeito h√° preocupantes not√≠cias de redu√ß√£o de oferta de cuidados √† popula√ß√£o, com redu√ß√£o do n¬ļ de camas e de presta√ß√Ķes, como ser√° o caso da Oncologia M√©dica.

Ver mais
17 DE OUTUBRO DE 2013, QUINTA FEIRA
Paulo Fidalgo
No in√≠cio do s√©culo XX, antes das jornadas revolucion√°rias da R√ļssia em 1917 que se estenderam √† Alemanha e Hungria, tinham os marxistas teorizado uma nova fase do capitalismo, dominada pelo capital financeiro, revestido da forma monopolista e imperialista. Pode dizer-se que sem essa vis√£o te√≥rica precursora, essas crises aconteceriam sem um plano m√≠nimamente estruturado para orientar a a√ß√£o.

Ver mais
06 DE OUTUBRO DE 2013, DOMINGO
POR: Conselho Nacional da Renovação Comunista
Publicamos em seguida a posição do Conselho Nacional da RC emitido na sua reunião de 5 de outubro de 2013.

Ver mais
06 DE OUTUBRO DE 2013, DOMINGO
Resolução do Conselho Nacional
O Conselho Nacional da Renovação Comunista decidiu promover uma discussão acerca da configuração actual do capitalismo, do processo de acumulação, e das implicaçãoes que o evolucionismo capitalismo poderá ter ao nível do poder de Estado, do tipo de alianças que deverá condicionar para o movimento dos trabalhadores e sobre as incidências que deverá assumir ao nível do programa de transformação socialista. Transcrevemos de seguida o teor da resolução.