ACTUALIDADE NACIONAL 28 DE SETEMBRO DE 2012, SEXTA FEIRA
23 DE SETEMBRO DE 2012, DOMINGO Nota editorial da NewsLetter de Setembro de 2012 Desta vez a newsletter da Renovação Comunista sai na esteira de uma grande afirmação popular. Mesmo sem que uma alternativa verosímil possa estar desenhada, a onda popular não pôde ser contida e desaguou em grandes momentos de afirmação na rua. E mais do que isso, alcançou um objectivo concreto: fez recuar a TSU, uma medida que visava não apenas um novo patamar da ofensiva neoliberal para forçar o seu programa económico, mas foi sentida instintivamente como uma deslocação das relações de classe a desfavor do trabalho.
22 DE SETEMBRO DE 2012, SÁBADO Cipriano Justo No curto prazo de uma semana este Governo ficou rodeado de inimigos por todos os lados menos por um, a porta de saída, o único caminho amigo que ainda lhe sobra para sair pelo seu próprio pé. O caos não é o Governo demitir-se, ou ser demitido, o caos está instalado na vida dos portugueses e as reacções às medidas anunciadas a 7 e 11 de Setembro só vieram revelar a intensidade da ira que se foi acumulando desde que teve início a aplicação das medidas de austeridade. No 15 de Setembro, em todas as praças do país, o que vinha dividindo o Governo dos portugueses sofreu tal fractura que ficou exposto em toda a sua crueza o osso do problema: é preciso que tudo mude para que a democracia continue a ser o melhor dos sistemas.
21 DE SETEMBRO DE 2012, SEXTA FEIRA Paulo Fidalgo Depois de meses de lenta acumulação de tensões e protesto, a resposta popular aumentou subitamente de intensidade em acções de grande envergadura e ofensiva mais generalizada.
Durante algumas semanas avaliámos a situação como estando marcada de tal maneira pela falta de perspectivas políticas à esquerda que a ausência de convergência estava a tornar- se em factor de travagem da resposta popular e de certa maneira a ajudar à sobrevivência e impunidade da maioria de direita.
|