Comunistas.info
Comunistas.info
Comunistas.info
INSCRIONEWSLETTERLINKSCONTACTOS.
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
ACTUALIDADE NACIONAL
Ver mais
24 DE ABRIL DE 2012, TERÇA FEIRA
A Renovação Comunista associa-se neste momento de luto às manifestações de consternação e solidariedade que a notícia da morte de Miguel Portas desencadeia em todo o país.
Transmitimos à direcção Bloco de Esquerda e à família as nossas condolências.
Parafraseando uma velha afirmação revolucionária, dizemos às futuras gerações de activistas que a bandeira vermelha que transportam, irá conter as gotas do sangue da vida de um militante exemplar. Miguel Portas deixa um legado marcado pela inquietação na busca de novas respostas e de novos caminhos sem acomodação a estereótipos ou análises cristalizadas.

Ver mais
22 DE ABRIL DE 2012, DOMINGO
Manuel Oliveira
1 -- É hoje uma evidência "que se mete pelos olhos dentro" que a chegada ao poder do governo Passos Coelho em resultado do chumbo do PEC - 4 e da consequente queda do governo Sócrates, (estúpida e irresponsavelmente provocada pelo PCP e pelo BE) foi uma calamidade de graves consequências para o povo e para o país. Esta rude apreciação não tem implícito qualquer juízo de valor acerca do anterior governo Sócrates. Ela é válida qualquer que seja esse juízo e é, apenas, a constatação desapaixonada e intelectualmente honesta da realidade.

Ver mais
11 DE ABRIL DE 2012, QUARTA-FEIRA
Cipriano Justo
A Maternidade Alfredo da Costa, agora em risco de encerrar, não é exclusivamente uma instituição pública de saúde onde durante 80 anos nasceram milhares de lisboetas. Mais do que cuidados na gravidez e no parto, nela são prestados cuidados globais à mulher e à criança.

Ver mais
06 DE ABRIL DE 2012, SEXTA FEIRA
Cipriano Justo
Passa hoje um ano sobre o dia em que José Sócrates tomou a decisão de pedir ajuda financeira à UE/FMI para evitar o default. Sobre os dias que antecederam essa decisão, Cristina Ferreira, jornalista do Público, realizou um importante artigo de investigação, publicado na edição de 1 de Abril daquele jornal, tendo para o efeito reunido um conjunto de testemunhos directos de actores políticos e empresariais envolvidos nesse processo, alguns deles já conhecidos mas descontextualizados, proporcionando uma visão de conjunto particularmente útil para se poder fazer um juízo político mais aproximado do que então se passou.

01 DE ABRIL DE 2012, DOMINGO
Apesar de se adensarem as ameaças sobre a situação social e económica do país, com vários indicadores a evidenciarem o seu agravamento, o governo mantém a sua trajectória, talvez na expectativa de conseguir passar entre os pingos da chuva da recessão ou de se verificar uma inversão na conjuntura externa de maneira a ganhar autoridade para prosseguir o desígnio de provocar profundas e extensas reformas estruturais. Enquanto isso, os sindicatos alemães conseguiram arrancar do governo aumentos salariais para as empresas públicas de 6.3%, nos próximos dois anos. Em tempos difíceis, a função reivindicativa dos sindicatos assume uma relevância particularmente importante na medida em que dão prioridade à defesa das condições de vida dos trabalhadores.

Ver mais
01 DE ABRIL DE 2012, DOMINGO
Documento aprovado no Encontro da Renovação Comunista Realizado em Lisboa em 25 de Março de 2012
O Encontro Nacional da Associação Política Renovação Comunista aprova e toma como sua a orientação comunista para o processo da União Europeia constante no seu documento de trabalho “Propostas da Renovação Comunista Sobre a União Europeia” (1). Aí se considera que a os problemas do capitalismo, da sua crise e retrocesso produtivo, só poderão ser resolvidos no quadro de uma mudança de correlação de forças na Europa. Mudança essa que permita o avanço das forças progressistas e que gere uma orientação de solidariedade internacional com o objectivo de alcançar a prosperidade e a coesão apontadas à própria remodelação do modelo económico europeu.