Comunistas.info
Comunistas.info
Comunistas.info
INSCRIÇÃONEWSLETTERLINKSCONTACTOS.
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
ACTUALIDADE NACIONAL
Ver mais
31 DE MARÇO DE 2012, SÁBADO
Conferência 31 Março 2012
Um ano após o início da intervenção da troika em Portugal, a ATTAC promove uma conferência para debater, desconstruir e desmascarar as causas da crise, as consequências do resgate e as alternativas económicas e políticas para sair da armadilha. A entrada é livre. À noite haverá festa.

Ver mais
26 DE MARÇO DE 2012, SEGUNDA FEIRA
Documento aprovado no Encontro da Renovação Comunista Realizado em Lisboa em 25 de Março de 2012
O Encontro Nacional da Associação Política Renovação Comunista aprova e toma como sua a orientação comunista para o processo da União Europeia constante no seu documento de trabalho “Propostas da Renovação Comunista Sobre a União Europeia” (1). Aí se considera que a os problemas do capitalismo, da sua crise e retrocesso produtivo, só poderão ser resolvidos no quadro de uma mudança de correlação de forças na Europa. Mudança essa que permita o avanço das forças progressistas e que gere uma orientação de solidariedade internacional com o objectivo de alcançar a prosperidade e a coesão apontadas à própria remodelação do modelo económico europeu.

Ver mais
22 DE MARÇO DE 2012, QUINTA FEIRA
Cipriano Justo
A morte de Danton, um dos textos de teatro mais importantes do século XIX, foi escrita por Georg Buchner (1813-1837) aos vinte e dois anos. Irrepreensivelmente encenada por Jorge Silva Melo e com interpretações à altura da complexidade do texto, distinguindo-se Miguel Borges, João Meirelles e Sylvie Rocha, nos papeis de Danton, Camille Desmoulins e Marion Danton, esta viagem pelo interior da Revolução Francesa no momento em que se joga o seu destino é sobretudo uma reflexão sobre a humanidade dos actores políticos em situações extremas. Sabe-se como foi o fim: Danton e Desmoulins são mandados executar por Robespierre e Saint-Just em 5 de Abril de 1794, os quais são mandados executar por ordem da Convenção quatro meses depois, em 28 de Julho.

Ver mais
07 DE MARÇO DE 2012, QUARTA-FEIRA
Cipriano Justo
Quem quiser fazer uma síntese do que é a questão social hoje em Portugal, pode resumi-la em três realidades: aos jovens espera-os o desemprego; aos pobres, uma sopa; aos pobres e idosos, morte antecipada.

05 DE MARÇO DE 2012, SEGUNDA FEIRA
Jorge Almeida
Face à necessidade crescente da população em cuidados de saúde e ao fraco, agora mesmo negativo, crescimento do PIB nacional a sustentabilidade do SNS tem sido questionada por alguns sectores. Como solução, vêem exigindo reformas restritivas avançando mesmo com propostas indecorosas de condicionar o acesso a tratamentos em função da idade e rendimento dos cidadãos.