Comunistas.info
Comunistas.info
Comunistas.info
INSCRIÇÃONEWSLETTERLINKSCONTACTOS.
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
ACTUALIDADE NACIONAL
Ver mais
29 DE DEZEMBRO DE 2008, SEGUNDA FEIRA
POR: Mário Jorge Neves
Fórum Democracia e Serviços Públicos
"Apesar de todas as limitações, de todas as razões de queixa e de todas as incapacidades de resposta, o SNS constitui a maior realização social e humana do regime democrático iniciado a 25 de Abril de 1974." Leia esta interessante comunicação, repleta de informação numérica, sobre o Serviço Nacional de Saúde, e que foi apresentada pelo Presidente da Federação Nacional dos Médicos, Mário Jorge Neves, no Fórum Democracia e Serviços Públicos, no painel dedicado à Saúde.

Ver mais
28 DE DEZEMBRO DE 2008, DOMINGO
POR: João Semedo
"A Carta de Direitos do Utente do SNS - proposta pelo Bloco de Esquerda e aprovada no Parlamento por unanimidade, vai entrar em vigor no início do próximo ano. Esta Carta - lei desde 2007, foi iniciativa de uma equipa de profissionais de saúde que, no âmbito da sua actividade na Renovação Comunista, reflectem sobre o SNS e debatem regularmente os temas e a problemática da política de saúde." Leia aqui a notícia redigida por João Semedo sobre a aprovação da Portaria que regulamente aquela Carta, aprovada por unanimidade na Assembleia da República e apresentada pelo autor da notícia em nome do Bloco de Esquerda. Leia igualmente o papel desempenhado pela Renovação Comunista na apresentação daquela Carta.

Ver mais
28 DE DEZEMBRO DE 2008, DOMINGO
POR: António Avelãs
Texto apresentado, sob forma resumida, no Fórum das Esquerdas, em 14 de Dezembro de 2008
"A escola portuguesa atravessa um momento de desencanto e de desalento. Vive o desencanto, melhor seria dizer “desilusão” de quem, generosa ou precipitadamente aceitou que lhe fossem cometidas tarefas, funções e obrigações que, não sendo primariamente as suas, correspondiam ao desejo de construir uma sociedade mais justa no sentido de uma maior igualdade de oportunidades, mais educada no sentido da cidadania, mais culta na abertura a outros modos de ver e de ser, mais inclusiva enquanto apostada em receber todas as crianças no seu seio e de lhes proporcionar condições de sucesso." Leia esta interessante comunicação de António Avelãs, Presidente Sindicato Professores da Grande Lisboa, apresentada, sob forma resumida, no Fórum das Esquerdas - Democracia e Serviços Públicos, em 14 de Dezembro de 2008.

Ver mais
21 DE DEZEMBRO DE 2008, DOMINGO
POR: Bernardino Aranda
"Esta semana a CML chegou a um entendimento com os sindicatos. Houve uma autêntica reviravolta na visão do executivo para o problema da limpeza urbana. Não se vai avançar com a adjudicação daquelas duas zonas da cidade, vão ser contratados mais cantoneiros para o município, vai ser adquirido novo material e maquinaria de limpeza e vai proceder-se a uma reorganização dos serviços de forma a cobrir melhor as zonas consideradas prioritárias." Lei aqui este o "ponto de situação" que actualiza o artigo anterior de Bernardino Aranda

Ver mais
21 DE DEZEMBRO DE 2008, DOMINGO
POR: Francisco Louçã
"O Fórum sobre Democracia e Serviços Públicos, realizado no passado domingo na Aula Magna em Lisboa, suscitou inúmeros comentários, especulações, críticas, angústias e interpretações. São todas reveladoras e demonstram o impacto da iniciativa." Leia aqui o artigo de Francisco Louçã publicado no Esquerda.net, sobre o Fórum da "Democracia e Serviços Públicos".

Ver mais
20 DE DEZEMBRO DE 2008, SÁBADO
A Assembleia da República aprovou, no dia 12 do corrente mês, por unanimidade, dois projectos de lei do Bloco de Esquerda para garantir protecção social aos doentes de Alzheimer e Parkinson. O Partido Socialista chumbou uma terceira proposta para aumentar a comparticipação dos medicamentos para os doentes de Alzheimer. Estas propostas tinham sido apresentadas por João Semedo, deputado daquele partido e pertencente à direcção da Renovação Comunista

Ver mais
19 DE DEZEMBRO DE 2008, SEXTA FEIRA
POR: Rui Tavares
"Não estou a dizer que vai acontecer. Não estou a dizer que deva acontecer. Mas a minha impressão é a de que — se vier a acontecer — tudo mudou." Leia aqui esta interessante crónica que Rui Tavares escreveu para o Público na sequência do encontro da Aula Magna.

Ver mais
16 DE DEZEMBRO DE 2008, TERÇA FEIRA
Intervenção de Manuel Alegre na Aula Magna no encerramento do Fórum "Democracia e Serviços Públicos"
"Dante reservou os lugares mais quentes do Inferno para aqueles que em tempo de crise moral se mantivessem neutros. Suponho que há neste momento muitos lugares reservados. Para os neutros e para os cúmplices. E sobretudo para os que andaram a apregoar as delícias da mão invisível e da auto-regulação do mercado e agora recorrem à intervenção do Estado para socializar as perdas e preservar os seus bancos, as suas fortunas e os seus privilégios." Leia aqui a intervenção de Manuel Alegre na Aula Magna no encerramento do Fórum Democracia e Serviços Públicos

Ver mais
14 DE DEZEMBRO DE 2008, DOMINGO
POR: Cipriano Justo
Fórum Democracia e Serviços Públicos
"O que é uma política de esquerda em Saúde e quais são as mudanças que é necessário operar nas correlativas funções do Estado e nos serviços públicos que lhe devem servir de suporte instrumental?" Leia aqui a intervenção de Cipriano Justo no debate dedicada à saúde, que teve lugar no Fórum Democracia e Serviços Públicos, que se realizou na Faculdade de Letras e na Aula Magna.

Ver mais
13 DE DEZEMBRO DE 2008, SÁBADO
POR: Bernardino Aranda
Leia aqui transcrita do Esquerda.net a posição de Bernardino Aranda, um renovador, sobre a recente greve dos lixos em Lisboa

13 DE DEZEMBRO DE 2008, SÁBADO
POR: Fernando Ramalho
"A mera oposição entre reforma e revolução é uma discussão interessante, mas um pouco estéril. Trata-se de categorias de tipo diferente, e em qualquer circunstância adaptáveis ao tempo histórico concreto. Há momentos de reforma e momentos de revolução. A revolução aponta para um sentido de total e a reforma para um sentido de parcial. Esses sentidos, porém, não são necessariamente irreconciliáveis, nem o contrário. Há mesmo na história vários exemplos de «revoluções reformistas», ou seja, revoluções com um sentido parcial (p. ex. o 25 de Abril), e de «reformas revolucionárias», ou seja, reformas com um sentido total (p. ex. o SNS)." Leia aqui este interessante texto de Fernando Ramalho que responde, mas não só, ao texto anterior de Guilherme Statter e a outros debates em curso na Renovação Comunista.

Ver mais
12 DE DEZEMBRO DE 2008, SEXTA FEIRA
POR: Guilherme da Fonseca-Statter
A propósito de uma expressão que surgiu num comunicado que nos convoca para um debate que terá que terá lugar no dia 15, no Hotel Zurique, Crise, oportunidade de viragem. Para onde queremos ir?, em que participarão Jorge Sampaio, António José Seguro, Florival Lança e Ricardo Pais Mamede, houve um renovador que perguntou o que é isso de capitalismo regulado? Guilherme da Fonseca-Statter achou por bem responder. Podem ler aqui a sua resposta A Propósito de um ‘Capitalismo Mais Regulado’…

Ver mais
07 DE DEZEMBRO DE 2008, DOMINGO
POR: João Semedo
O Costa Carvalho deixou-nos hoje, aos 67 anos, vítima de pneumonia. Recordamo-lo como aquilo que sempre foi: militante comunista, um excelente companheiro e um homem bom. O corpo será cremado amanhã, segunda feira, às 14h, no Crematório Municipal da Figueira da Foz.