Comunistas.info
Comunistas.info
Comunistas.info
INSCRIÇÃONEWSLETTERLINKSCONTACTOS.
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
ACTUALIDADE NACIONAL
Ver mais
23 DE NOVEMBRO DE 2008, DOMINGO
FONTE: DN
POR: RITA CARVALHO
Para a reunião de sexta-feira com a ministra, a Plataforma Sindical vai levar uma proposta de avaliação para "salvar" o ano lectivo.

Ver mais
21 DE NOVEMBRO DE 2008, SEXTA FEIRA
POR: Jorge Nascimento Fernandes
"A direita, pela voz Vasco Pulido Valente, não reservava grande futuro a um Congresso que neste momento discutisse Marx: “seria sempre uma reunião um pouco saudosista e patética”. Já se sabe que este era o desejo de uma dos seus mais enfatuados representantes, mas não foi isto que de facto aconteceu. Foi um Congresso vivo, bastante participado, com uma variedade de temas e de comunicações que abrangiam quase todas as áreas do saber. Esta foi sem dúvida uma das suas principais características e aquela que mais se deve realçar." Veja o relato de Jorge Nascimento Fernandes sobre o Congresso Internacional Karl Marx.

Ver mais
18 DE NOVEMBRO DE 2008, TERÇA FEIRA
POR: Fernando Ramalho
Começamos hoje a publicar as intervenções de membros da Renovação Comunista que apresentaram comunicações no recente Congresso Internacional Karl Marx. Hoje inserimos a de Fernando Ramalho que interveio no painel referente ao “Romantismo e Capitalismo”.

Ver mais
16 DE NOVEMBRO DE 2008, DOMINGO
FONTE: Diário de Notícias, 16/11/08
POR: Manuel Alegre
Transcrevemos, pela sua grande importância política, a entrevista que Manuel Alegre deu a João Marcelino, do Diário de Notícias, e Paulo Baldaia, da TSF, e que vem publicada no DN.

Ver mais
10 DE NOVEMBRO DE 2008, SEGUNDA FEIRA
POR: Jorge Nascimento Fernandes
Chama-se a atenção para o importante Congresso Internacional Karl Marx que irá ter lugar no próximo fim-de-semana. Ver o programa aqui. Jorge Nascimento Fernandes, que esteve presente no 1º Colóquio “Os Comunistas em Portugal”, faz um relato daquela realização, bem como, um apanhado breve das comunicações apresentadas.

Ver mais
06 DE NOVEMBRO DE 2008, QUINTA FEIRA
João Semedo
"Este é o último Orçamento do actual governo. É este, portanto, o tempo certo para fazer o balanço das políticas económicas e sociais deste governo. E a pergunta a que este Orçamento tem que responder é simples: passados quatro anos do governo PS, os portugueses estão melhor ou pior do que estavam em 2005? A resposta não é simpática para o Governo." Leia a intervenção do deputado João Semedo na Assembleia da República

Ver mais
05 DE NOVEMBRO DE 2008, QUARTA-FEIRA
Guilherme da Fonseca-Statter
“Uma corrente de pensamento crítico que ganhou foros de cidadania desde há umas décadas a esta parte, é a do “capital cognitivo” ou a de uma “teoria crítica moderna” da teoria do valor. Estou a pensar mais especificamente em ideias de autores “pós modernos” como António Negri ou Michael Hardt”. Guilherme da Fonseca-Sttater a propósito do Seminário Internacional: Autonomismo Italiano, Capitalismo Cognitivo e General Intellect, realizado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, na sala Polivalente, no dia 13 de Novembro, com início ás 14h30, elaborou estes interessantes Apontamentos sobre o Capitalismo Cognitivo

Ver mais
02 DE NOVEMBRO DE 2008, DOMINGO
“pago um prémio de 100 euros a quem me indicar um tratado de economia onde haja, já não digo um capítulo, mas apenas uma secção onde se discuta o conceito de valor”

Ver mais
02 DE NOVEMBRO DE 2008, DOMINGO
Declarações do Secretário de Estado da Administração Pública
Leia as espantosas declarações do Secretário de Estado da Administração Pública, Gonçalo Castilho dos Santos, proferidas no encerramento do Congresso Nacional da Administração Pública. "Trabalhadores, serviços e dirigentes que não estejam com a reforma serão trucidados". Os funcionários devem ter a noção de que "a reforma já não pode andar para trás", pelo que "trucidará quem não estiver com ela". Comentários para quê.