Comunistas.infoComunistas.infoComunistas.info
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
-
27 DE AGOSTO DE 2022, SÁBADO
Lembremos a Ivone, sempre
Perdemos esta semana uma grande camarada de luta da Renovação Comunista, a Ivone Barracha. Segue-se a nota evocativa da direção.
A morte da Ivone Barracha, membro desde sempre da nossa Associação, é uma perda dolorosa, terrível, que aconteceu a 22 de agosto.

A Ivone Barracha, médica hospitalar do SNS, internista de relevo no Hospital de Torres Vedras, foi uma comunista exemplar pela sua dedicação à causa, e em concreto à causa da renovação do projeto comunista.

Ela esteve sempre na linha da frente da necessária conjugação entre ação política e sindical, e a necessidade de incorporar na nossa prática e teoria os problemas da ecologia e da construção de uma relação equilibrada entre sociedade e natureza.

A Ivone foi parte do projeto de lançar a base de uma orientação comunista unitária, virada para a criação de uma força popular dotada de capacidade de luta, mas igualmente com capacidade governativa e de proposição de políticas concretas de transformação social. Uma força de projeto para a transformação do país, independente, e com espaço autónomo, ainda que dotada de capacidade negocial e de procura de alianças que consigam dar expressão à maioria sociológica de centro-esquerda e de esquerda que existe e se deve aprofundar em Portugal.

A Ivone foi entusiasta dos acordos entre a esquerda e o PS em 2015 que permitiram num curto período mostrar como existe espaço para uma alternativa de esquerda e centro-esquerda capaz de dar, no governo, expressão aos anseios populares.

Como membro dos órgãos sociais da Renovação Comunista, a Ivone ajudou a gerar fundamento político e de ação para o desenvolvimento da unidade.

No campo da defesa da requalificação do SNS, a Ivone foi sempre uma ativa promotora da modernização dos serviços e da luta por uma política de recursos humanos que devolva ao SNS a sua capacidade para garantir o direito constitucional à saúde.

A Renovação Comunista está solidária nesta hora com o companheiro e família e reafirma a seu compromisso em levar por diante tudo aquilo por que a Ivone sempre se bateu.