Comunistas.infoComunistas.infoComunistas.info
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
-
10 DE MARÇO DE 2009, TERÇA FEIRA
Encontros com o Le Monde diplomatique
O regresso do proteccionismo?
Vai realizar-se mais um dos encontros com Le Monde diplomatique, em que participam Elísio Estanque (sociólogo) Guilherme Statter (sociólogo) e Ricardo Paes Mamede (economista). Este encontro terá lugar no Instituto Franco-Português (Av. Luis Bivar, 91 - Lisboa) no dia 12 de Março, 5.ª feira, às 21h30.
É urgente debater o proteccionismo, sem tabus. Com a crise instalada, volta à agenda a discussão sobre que mecanismos estão ao dispor dos poderes públicos para recolocar a economia ao serviço do desenvolvimento social. No contexto da globalização, pode ou não a implementação por parte dos Estados de políticas públicas que favoreçam sectores económicos mais desprotegidos constituir uma alternativa viável à hegemonia do mercado livre? Podem ou não o emprego, os direitos sociais e uma democracia participada ser o centro das opções de uma economia mais regulada pelos Estados? Podem ou não os dispositivos de regulação económica e financeira global ser reorientados para o desenvolvimento sustentável e equilibrado do mundo, designadamente dos países do Sul?
A partir do dossiê «O proteccionismo e os seus inimigos», publicado este mês, o Le Monde diplomatique - edição portuguesa convida um sociólogo do trabalho, um sociólogo do desenvolvimento e um economista para debater estas questões.

(clicar na imagem para a aumentar)