AGENDA 31 DE JANEIRO DE 2009, SÁBADO Atençaõ: mudança de local! Está agendado para o próximo dia 31 de Janeiro o Conselho Nacional da Renovação Comunista, a ter lugar em Lisboa, não no local que antes tinha sido anunciado mas sim no Hotel Berna, pelas 10h30, na Avenida António Serpa.
31 DE JANEIRO DE 2009, SÁBADO Câmara Municipal de Sines Jorge Nascimento Fernandes Manuel Coelho, Presidente da Câmara Municipal de Sines, afastou-se do PCP, adquirindo o estatuto de independente. Leia aqui este artigo de opinião de Jorge Nascimento Fernandes sobre as razões desse afastamento.
27 DE JANEIRO DE 2009, TERÇA FEIRA Debate do Le Monde Diplomatique Vai realizar-se no dia 28, quarta-feira, pelas 22h00, na Associação O Bacalhoeiro (R. dos Bacalhoeiros, 125, junto à Casa dos Bicos, em Lisboa), um debate promovido pelo Le Monde Diplomatique sobre o tema Revolta na Grécia. De onde vem? Para onde vai?. O debate contará com a participação de Paulo Fidalgo (médico) e Ricardo Noronha (historiador).
18 DE JANEIRO DE 2009, DOMINGO "Manuel Alegre - Sete Partidas (poema)". Vai realizar-se no dia 21 de Janeiro, 4ª feira, às 18.45h na Livraria Círculo das Letras uma leitura crítica de Paulo Sucena, com a participação de António Borges Coelho e a leitura de poemas por Manuel Alegre. Sete Partidas o seu mais recente livro de poemas é das Edições Nelson de Matos. A livraria Círculo das Letras fica situda na R. Augusto Gil, 15 B, no cruzamento com a Óscar Monteiro Torres.
(clique na imagem para a ampliar)
18 DE JANEIRO DE 2009, DOMINGO António Bica " O PODER E O DEVER DE JULGAR EM PORTUGAL: ALGUMAS QUESTÕES". Leia aqui esta ineressante reflexão de António Bica sobre a Justiça em Portugal.
14 DE JANEIRO DE 2009, QUARTA-FEIRA Debate "60 Anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem". Debate a realizar entre Dom Januário Torgal Ferreira e Domingos Lopes, 3º feira, 20 de Janeiro, às 18h45, na Livraria Círculo das Letras, R. Augusto Gil (no cruzamento com a Av. Óscar Monteiro Torres), 15 B, Lisboa.
(clique na imagem para a ampliar)
14 DE JANEIRO DE 2009, QUARTA-FEIRA Sessão Pública "Forum pela Paz e pelos Direitos Humanos" irá promover uma Sessão Pública no dia 15 de Janeiro, às 21H, no Fórum Lisboa (antigo Cinema Roma) com a intervenção de:
Luis Moita,
Francisco Assis,
Manuel Carvalho da Silva,
Miguel Portas e
Domingos Lopes
13 DE JANEIRO DE 2009, TERÇA FEIRA Encontros com o Le Monde diplomatique "Os anarquismos - no bicentenário do nascimento de Proudhon" . Vai realizar-se com a participação de
J. M. Carvalho Ferreira (revista Utopia),
José Neves (historiador),
Júlio Henriques (tradutor), e
Rui Tavares (historiador)
a 15 de Janeiro, quinta-feira, 21h30, no Instituto Franco-Português.
Av. Luís Bivar, 91, Lisboa (junto ao Saldanha), a entrada livre.
(clique na imagem para a ampliar)
08 DE JANEIRO DE 2009, QUINTA FEIRA Guilherme da Fonseca-Statter "É de longa data a ideia de que é de bom-tom, ou politicamente correcto, desancar naquilo que terá sido conseguido em Cuba depois da tomada do poder por parte dos revolucionários liderados por Fidel de Castro. A julgar pelo teor de alguns dos escritos que tenho encontrado, designadamente na imprensa portuguesa e a acreditar nos relatos de alguns dos turistas que até lá vão passar umas férias, aquilo é mesmo uma miséria...". Lei aqui esta ineressante opinião de Guilherme Statter a propósito de alguns comentários avulsos que foram feitos sobre mais um aniversário da Revolução Cubana.
06 DE JANEIRO DE 2009, TERÇA FEIRA EM LISBOA NO SÁBADO 10 DE JANEIRO Realiza-se no sábado 10 de Janeiro de 2009, no Auditório do ICS - Instituto de Ciências Sociais em Lisboa, um Seminário Internacional “Em defesa do direito à água”, uma iniciativa da Fundação para a Nova Cultura da Água (FNCA) que conta com o apoio do ICS e do “Monde Diplomatique”- Edição portuguesa.
04 DE JANEIRO DE 2009, DOMINGO "Vivemos num mundo caótico, dilacerado por guerras, com povos em sofrimento inimaginável. No entanto, nunca a humanidade conheceu tão grande desenvolvimento técnico-científico, o que, só por si, permitiria erradicar a pobreza, desenvolver a cooperação e a Paz e respeitar os Direitos Humanos.
É esta preocupação pelo rumo da comunidade internacional e do modo como Portugal nela se insere que nos leva a fundar o Fórum pela Paz e pelos Direitos Humanos. Estamos preocupados, de algum modo espantados, mas sabemos que são as pessoas as obreiras do seu futuro. Só há futuro se houver Paz.
Por querermos o futuro, convidamo-lo a estar connosco na sessão pública de apresentação." Leia o apelo e a lista das personalidades que o fazem. O primeiro encontro terá lugar no dia 6 de Janeiro, às 18h30, na Associação 25 de Abril, R. da Misericórdia 95, Lisboa.
02 DE JANEIRO DE 2009, SEXTA FEIRA Vão realiza-se em Lisboa duas acções pelo fim do bombardemento de Gaza:
a primeira será no dia 5 de Janeiro, Largo de S.
Domingos (Rossio), às 18 horas;
a segunda no dia 8 de Janeiro, Embaixada de Israel, às 17 horas.
As organizações promotoras são, entre outras entidades: CGTP, Comité de Solidariedade com a Palestina, Bloco de Esquerda, Tribunal Iraque (TPI), Colectivo Revista Rubra, Shift, Plataforma Guetto, SOS Racismo, Conselho para a Paz e Cooperação (CPPC), MDM, Associação Abril, FER, Política Operária (PO), Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM), SPGL.
|