Comunistas.info
Comunistas.info
Comunistas.info
INSCRI«√ONEWSLETTERLINKSCONTACTOS.
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
DESTAQUES
Ver mais
20 DE MARÇO DE 2024, QUARTA-FEIRA
FONTE: RC
A Renovação Comunista apela ao debate sobre a derrota eleitoral e quer contribuir para que se encontre um instrumento político de intervenção que dê força à ideia comunista. Como linha política a Renovação Comunista reitera que em Portugal, nesta fase histórica, o país precisa de construir um vasto compromisso entre esquerda e centro esquerda para devolver ao País a esperança numa sociedade que vença as desiguldades.

Ver mais
03 DE MARÇO DE 2024, DOMINGO
Em plena batalha eleitoral a Renova√ß√£o Comunista interv√™m para ajudar √† vit√≥ria da esquerda e apela a todos os democratas, socialistas, bloquistas e comunistas a trabalharem para ganhar as elei√ß√Ķes na perspectiva de se alcan√ßar um acordo de converg√™ncia para a governa√ß√£o do pa√≠s.

Ver mais
02 DE MARÇO DE 2024, S√ĀBADO
POR: RC
Apelo ao voto
O desenrolar da campanha mostra que a vit√≥ria da esquerda √© cada vez mais poss√≠vel. Por isso, importa nestes √ļltimos dias mobilizar o voto popular e construir uma solu√ß√£o de governo √† esquerda.

Ver mais
01 DE MARÇO DE 2024, SEXTA FEIRA
APELO
Para: Secret√°rio-geral do PS, Secret√°rio-geral do PCP, Coordenadora do BE, Porta-voz do LIVRE, Porta-voz do PAN
Crescem os apelos à convergência entre o centro esquerda e a esquerda. A petição "Toda a esquerda, melhor esquerda" dirigida aos principais líderes dos partidos à esquerda é uma petição que visa reforçar e dar voz à reclamação de convergência. Por isso convidamos os leitores a subscrevê-la.

Ver mais
21 DE JANEIRO DE 2024, DOMINGO
21 DE JANEIRO DE 2024, DOMINGO, PELAS 10H30
Ao abrigo dos Estatutos, a Presidente da Mesa da Assembleia convoca o Conselho Nacional da Associação Política Renovação Comunista para - Domingo, dia 21 de Janeiro de 2024, às 10h30. A reunião terá lugar na Livraria Tigre de Papel em Lisboa e pode ser participada, também, por ZOOM com endereço: https://us02web.zoom.us/j/81050947293. A Ordem de Trabalhos proposta ao Conselho Nacional será: Situação política.

Ver mais
14 DE JANEIRO DE 2024, DOMINGO
FONTE: RC
O Livro dos XX anos da Renovação Comunista
gravação da sessão de lançamento do livro
Pode ver aqui a grava√ß√£o das interven√ß√Ķes na sess√£o de lan√ßamento do livro dos XX anos da Renova√ß√£o, ocorrida a 9 de janeiro de 24 na Associa√ß√£o 25 de Abril.

Ver mais
10 DE JANEIRO DE 2024, QUARTA-FEIRA
Foi ontem dia 9 de janeiro a sess√£o de lan√ßamento do livro dos 20 anos da Renova√ß√£o Comunista. De seguida, publica-se a interven√ß√£o de Paulo Fidalgo nessa sess√£o que contou com as interven√ß√Ķes de Jos√© Manuel Mendes, Carlos Brito e a preciosa presen√ßa e participa√ß√£o de Vasco Louren√ßo.

Ver mais
08 DE JANEIRO DE 2024, SEGUNDA FEIRA
O Livro dos XX anos da Renovação Comunista
√Č j√° no dia 9, pelas 17h30', na Associa√ß√£o 25 de Abril em Lisboa, que ter√° lugar a sess√£o de apresenta√ß√£o do livro "Do pensamento renovador ao movimento de a√ß√£o pol√≠tica". Intev√™m Jos√© Manuel Mendes, Carlos Brito e Paulo Fidalgo.

Ver mais
07 DE DEZEMBRO DE 2023, QUINTA FEIRA
Nos XX anos da Associa√ß√£o Renova√ß√£o Comunista, vai ser lan√ßado livro de interven√ß√£o pol√≠tica que reflete as posi√ß√Ķes do movimento Renovador
√Č j√° no dia 12 na Associa√ß√£o 25 de Abril, em Lisboa que vai ser lan√ßada o livro que evoca os XX anos da Associa√ß√£o Renova√ß√£o Comunista

27 DE NOVEMBRO DE 2023, SEGUNDA FEIRA
Faleceu o nosso querido amigo e camarada Jorge Ara√ļjo. Partiu algu√©m que foi decisivamente ativo em tantas lutas e foi destacado dirigente comunista. O funeral e vel√≥rio √© amanh√£ no dia 28, ter√ßa feira √†s 12h no tanat√≥rio de Matosinhos

Ver mais
06 DE NOVEMBRO DE 2023, SEGUNDA FEIRA
Manifestação no Porto de Solidariedade com a Palestina. Foi em 4 de Novembro.

Ver mais
30 DE OUTUBRO DE 2023, SEGUNDA FEIRA
Posição da Renovação Comunista sobre a intervenção do Sec. Geral da ONU António Guterres
A Renova√ß√£o reage √† conduta de intoler√°vel arrog√Ęncia do governo de Israel face ao apelo do Secret√°rio Geral das Na√ß√Ķes Unidas a favor da resolu√ß√£o do conflito segundo os documentos aprovados pela ONU boicotadas por Israel e aliados, e a favor do cessar fogo e da retoma imediata de ajuda humanit√°ria a Gaza.

Ver mais
29 DE OUTUBRO DE 2023, DOMINGO
FONTE: ONU
A posição do Secretário Geral da ONU
De acordo com o s√≠tio das Na√ß√Ķes Unidas,o secret√°rio-geral da ONU, Ant√≥nio Guterres, condenou mais uma vez, em 24 de Outubro passado, os ataques do Hamas e adicionou que os atos de 7 de outubro n√£o justificam o ‚Äúcastigo coletivo‚ÄĚ √† popula√ß√£o de Gaza. No Conselho de Seguran√ßa, nesta ter√ßa-feira, ele enfatizou que a viol√™ncia surge da ocupa√ß√£o que j√° dura mais de 56 anos e, por isso a √ļnica solu√ß√£o √© a exist√™ncia de dois Estados.Pode ouvir a interven√ß√£o de Guterres no Conselho de Seguran√ßa aqui .

Ver mais
30 DE ABRIL DE 2023, DOMINGO
FONTE: RC
POR: Carlos Brito
Carlos Brito, figura maior da revolu√ß√£o do 25 de Abril, discursou na sess√£o evocativa da data na C√Ęmara de Alcoutim, onde nos d√° um depoimento precioso dos acontecimentos e da sua vis√£o comunista do processo.

OPINIÃO
08 DE MAIO DE 2022, DOMINGO
Paulo Fidalgo
Alguns recordam "os amigos de Alex" de Lawrence Kasdan. E não resisto a evocar esse antigo filme quando me emocionei a ver o magnífico, sóbrio e muito cuidado documentário da Margarida Cardoso ontem estreado, como sessão do festival Indie, em Lisboa, "Sita: a vida e o tempo de Sita Valles".
REFLEXÃO
22 DE MAIO DE 2022, DOMINGO
Livro de Domingos Lopes
Teve lugar no dia 20 de Maio, em Faro, nas magn√≠ficas e sumptuosas instala√ß√Ķes do Clube Farense uma sess√£o de apresenta√ß√£o do livro de Domingos Lopes, "100 anos do PCP: do sol da terra aos congresso de Loures". A sess√£o contou com interven√ß√Ķes de Rog√©rio de Brito, Paulo Fidalgo e do autor. Publicamos aqui a interven√ß√£o de Paulo Fidalgo.
DOCUMENTOS
06 DE DEZEMBRO DE 2020, DOMINGO
2015

15 DE ABRIL DE 2016, SEXTA FEIRA
Projecto da Renovação Comunista em discussão!
A Renova√ß√£o Comunista coloca √† discuss√£o p√ļblica o seu projeto de "Comunidades Locais de Sa√ļde".At√© hoje, o pa√≠s n√£o tem estruturado uma verdadeira pol√≠tica de sa√ļde. Apenas tem agido sobre o funcionamento dos servi√ßos de sa√ļde sem agir sobre a procura, limitando-se a esperar que caiam na sua rede os "corpos v√≠timas das diversas noxas constitucionais ou ambientais" (frase c√©lebre de Marc Lalonde) sem cuidar de reduzir a procura, sem construir as condi√ß√Ķes para diminuir a procura de servi√ßos e aumentar a esperan√ßa de vida com sa√ļde. √Č responder com a√ß√£o do lado da procura que leva a Renova√ß√£o Comunista a colocar ao p√ļblico em discuss√£o a cria√ß√£o de um dispositivo de interven√ß√£o organizada das comunidades para modificar a procura e fazer aproximar o pa√≠s dos melhores resultados em "esperan√ßa de vida com sa√ļde". Pode consultar a proposta aqui .

28 DE JANEIRO DE 2012, S√ĀBADO


16 DE NOVEMBRO DE 2010, TERÇA FEIRA


27 DE MARÇO DE 2010, S√ĀBADO

06 DE JANEIRO DE 2007, S√ĀBADO

24 DE MAIO DE 2003, S√ĀBADO
Conheça o manifesto da Renovação Comunista, o documento fundador do movimento