Comunistas.infoComunistas.infoComunistas.info
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
-
16 DE NOVEMBRO DE 2010, TERÇA FEIRA
Maria João Andrade
O segredo dos seus olhos (El secreto de sus ojos) de Juan José Campanella
Um filme recentemente apresentado nas salas de cinema, co-produção argentina e espanhola, vencedor do óscar para melhor filme de língua estrangeira.
Com gosto e muita qualidade este filme combina o romance, o policial, a comédia, o drama, e a crítica social e política. É também um testemunho forte sobre o funcionamento da justiça na Argentina dos anos 70 e sobre o tema da pena de morte.
A história desenrola-se em dois tempos distanciados em 25 anos (1974 e 1999), e usa como cenário principal o ambiente de um gabinete judicial onde conhecemos as principais personagens. No período mais recuado, sob um clima carregado de uma enorme tensão mas apresentado com muita contenção, subtileza e até graça, somos confrontados com uma história de paixão frustrada e uma investigação de violação e homicídio violento mal resolvida. Nessa altura, os personagens são jovens, frágeis e impotentes. São retratadas a hierarquização social intransponível, a corrupção ao nível dos dirigentes, a discriminação social e racial da justiça.
Vinte e cinco anos depois, sob um clima de democracia, os mesmos personagens dão-se uma nova oportunidade de resolver o que ficou por fazer. Pelo meio ficam excelentes representações num ritmo lento mas cheio de tensão.


 

O seu comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório

Digite em baixo os caracteres desta imagem

Se tiver dificuldade em enviar o seu comentário, ou se preferir, pode enviar para o e-mail newsletter@comunistas.info.