Comunistas.infoComunistas.infoComunistas.info
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
o movimento da economia comunista em ação
02 DE SETEMBRO DE 2014, TERÇA FEIRA
FONTE: Resilience.org e Rethinking Marxism
POR: Por Cat Johnson, compartilhável
Economia
Há uma maneira melhor de fazer negócio, mesmo no coração do capitalismo voraz
(tradução automática)
Comentário do Editorda Axis of Logic: As cooperativas são uma forma civilizada de operar uma economia. Eles permitem a todos a fazer o bem, em vez de apenas alguns indivíduos imorais ou de sorte para pegar tudo e mantê-lo por si mesmos. Para ter certeza, existem pessoas decentes que trabalham no sistema capitalista, mas eles são facilmente corrompidos e geralmente não ficar decente por muito tempo. Onde eu moro, no Canadá, as cooperativas têm sido aqui quase tanto tempo quanto o país. Eles ainda são apenas uma pequena parte da nossa economia, mas eu e outros têm trabalhado muito e bem para mudar isso. Eis algumas boas notícias ao redor do mundo. - PRH, Editor Axis of Logic
O movimento cooperativo trabalhador atingiu um novo passo. Re-emergentes na década de 1960, as cooperativas tendem a provocar pensamentos de lojas de produtos naturais e livrarias especializadas, mas o movimento tem crescido para incluir as empresas de tecnologia, espaços de coworking, negócios internacionais, grandes fábricas e muito mais. Em um esforço para encontrar alguns dos mais cooperativas interessantes e inovadoras de trabalho em torno, compartilhável virou-se para a multidão. Pedimos aos nossos amigos nas Economias Sustentáveis ​​Law Center, a Federação norte-americana de Cooperativas de Trabalho, a Fundação P2P, a Democracia em Rede de trabalho, e nosso próprio compartilhamento de rede de cidades para seus favoritos. Aqui está o que encontramos.

1. Enspiral

A "rede virtual e física de empresas e profissionais que trabalham em conjunto para criar uma sociedade próspera", Enspiral é um colectivo de três partes consiste em uma fundação; serviços, incluindo web design, comunicação, contábil e jurídica; e um empreendimento apoio inicialização. Com base na Nova Zelândia, o coletivo tem membros em todo o mundo e opera nos princípios de colaboração e tomada de decisão descentralizada. Um dos projetos de destaque é Loomio cooperativas, uma plataforma de código livre, aberta, que permite que as pessoas a colaborar na tomada de decisões.

2. Seikatsu

Uma rede de compra de clubes com mais de 300.000 membros, o Clube Seikatsu no Japão teve origem em 1965 como uma maneira para que as famílias se uma taxa maior de leite. Ao longo dos últimos 50 anos, ela se expandiu para incluir milhares de orgânicos, alimentos não-OGM e produtos domésticos ambientalmente seguras. Em 1995, formou sua primeira Seikatsu coop trabalhador. Ela agora tem 600 deles, empregando mais de 17.000 pessoas em distribuição de alimentos, preparação de alimentos, catering, reciclagem, puericultura, educação e muito mais.

3. OpenSpace Cooperativa

OpenSpace é um espaço de coworking cooperativa de propriedade e operado em Manchester, Inglaterra. À semelhança de outros espaços de coworking, OpenSpace é um lugar para freelancers, profissionais autônomos e pequenos empresários para trabalhar em um ambiente colaborativo. Mas ao contrário de outros espaços de coworking, membros Openspace tem as vantagens de ser proprietários, incluindo menor renda e ter uma palavra a dizer nas questões de governação e da sociedade.

4. gcoop

Com sede em Buenos Aires, gcoop Development Company é uma cooperativa que desenvolve software livre sob o princípio orientador de que o conhecimento é construído com contribuições de muitos e que o software, como o conhecimento, deve ser livre.

5. Associação Arizmendi das Cooperativas

Uma associação de seis padarias de cooperação e desenvolvimento e suporte de um coletivo, Arizmendi é em si uma cooperativa de trabalhadores localizados na área da baía. A missão da cooperativa inclui a garantia de oportunidades para o controle de seus meios de subsistência dos trabalhadores; desenvolvimento, como muitos, oportunidades de trabalho decentemente pagos digna quanto possível; e promover a cooperação democracia econômica como uma opção sustentável e humano para a nossa sociedade.

6. Coop de Si Se Puede Mulheres

Baseado em Sunset Park, Brooklyn, Se Se Puede é uma mulher-run, de propriedade de mulheres, cooperativa faxina ecológica composta de mulheres imigrantes. Projetado para criar empregos de salário de vida feito em um ambiente seguro e saudável, Si Se Puede também fornece suporte social e oportunidades educacionais para seus membros.

7. CoLab

Usando a filosofia Lean Startup e "colaboração profunda" CoLab Cooperativa constrói soluções tecnológicas para empresas sociais. Com os membros da equipe ao redor do mundo, a sede cooperativas são o CoLab Hive, um espaço de coworking em Ithaca, Nova York.

8. Fábricas Recuperadas na Argentina

Após o colapso econômico argentino de 2001, várias fábricas foram fechadas, deixando os funcionários fora do trabalho. A solução para este problema surgiu quando milhares de trabalhadores ocuparam as fábricas, exigiu o direito ao trabalho, e reiniciou a produção como cooperativas de trabalhadores.

9. Mondragon Corporação

Muitas vezes apontada como um exemplo do potencial das cooperativas de trabalho, a Mondragon Corporation é uma enorme federação cooperativa que funcionários com mais de 80.000 pessoas e opera em quatro áreas: finanças, indústria, varejo e conhecimento. Com base na região basca da Espanha, Mondragon é a sétima maior empresa espanhola e uma presença no mercado internacional, com 97 locais no mundo todo e distribuição de produtos para 150 países.

10. Cooperativa Home Care Associates

Uma cooperativa de trabalhadores de home care, a Organização das Cooperativas Início Associates começou no Bronx, em Nova York, em 1985, com 12 auxiliares de saúde em casa. Ela agora tem mais de 2.000 trabalhadores, tornando-se a maior cooperativa de trabalhadores em os EUA A organização treina centenas de baixa renda e mulheres desempregadas anualmente e é uma força motriz para o emprego local.

11. Histórias Deca

Uma cooperativa de jornalistas de todo o mundo, Histórias Deca traz histórias "profundamente relatados" diretamente para os leitores via ebooks e aplicativo da plataforma.

12. Suma

Iniciado em 1975, Suma é o maior do Reino Unido wholefood independente atacadista / distribuidor. Detida e gerida pelos trabalhadores, que são todos recebem o mesmo montante, a empresa é especializada em produtos vegetarianos, comércio justo, orgânicos, éticos e naturais.

13. Ginger Lua

A cooperativa de trabalhadores de propriedade mãe, Ginger Lua fornece "apoio emocional, mental e culinária para mulheres grávidas, mulheres que tinham acabado de dar à luz e mulheres que estão amamentando." Através da educação refeição preparação, oficinas, cozinhar em casa e mais, o New Ginger Moon-base Iorque apoia as famílias dando bebês (e mamães) um começo saudável. Ambiental e socialmente consciente, o coop fontes de alimento comércio orgânico, local e justo e está trabalhando em direção a uma meta de desperdício zero.

14. New Era Windows and Doors

Em 2008, os donos da Republic Windows and Doors em Chicago anunciou que eles estavam fechando a fábrica. Em 2012, os funcionários se uniram para comprar a empresa. O resultado é New Era janelas e portas, uma cooperativa de trabalhadores que constrói e vende portas de alta qualidade e janelas e modelos o poder eo potencial das cooperativas de trabalho.

15. Economias Sustentáveis ​​Law Center

O baseado em Bay Area Economias Sustentáveis ​​Law Center é uma organização multi-facetada trabalhando para preencher a lacuna entre quadro jurídico existente e,, comunidades resilientes saudável e equitativa. Empenhada em apoiar desenvolvimento e cooperativas existentes, SELC é em si um coop trabalhador com base na igualdade de remuneração e governança cooperativa.

16. CERO Coop

A cooperativa de trabalhadores em Massachusetts, CERO trabalha para zero resíduos através de parcerias com empresas para a separação na fonte, remoção de resíduos e compostagem. A visão cooperativas de longo prazo inclui ciclos completos de produção de alimentos, a redução de resíduos, a reutilização ea reciclagem, gestão ambiental, empregos significativos e comunidades sustentáveis.


 

O seu comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório

Digite em baixo os caracteres desta imagem

Se tiver dificuldade em enviar o seu comentário, ou se preferir, pode enviar para o e-mail newsletter@comunistas.info.