Comunistas.infoComunistas.infoComunistas.info
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
Demetris Christofias em visita à zona de demarcação entre as comunidades grega e Turca na Ilha de Chipre
17 DE FEVEREIRO DE 2008, DOMINGO
FONTE: Público - AFP
Presidenciais no Chipre
O Secretário-Geral do partido comunista Demetris Christofias passa à segunda volta
Actual presidente eliminado na primeira volta
O candidato comunista e o da direita passaram à segunda volta das presidenciais cipriotas praticamente empatados. Conheça o sítio do partido comunista do Chipre
O Presidente cipriota, Tassos Papadopoulos, não conseguiu a reeleição e foi eliminado na primeira volta das eleições presidenciais realizadas hoje no Chipre, que no próximo domingo continuam entre Ioannis Kasoulidis (direita) e Demetris Xristofias (comunista).

De acordo com dados oficiais avançados pela televisão local, Papadopoulos (partido Diko, centro-direita), 74 anos, forte defensor da causa cipriota grega, conseguiu 31,79 por cento dos votos, depois de Demetris Christofias, líder dos comunistas do Akel e presidente do Parlamento cipriota, com33,29 por cento dos sufrágios, e Kasoulidis, do partido de direita Disy, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, com 33,51 por cento.

Kasoulidis e Xristofias, que se apresentaram nestas eleições como defensores de uma abertura à comunidade cipriota turca, são adversários na segunda volta que se realiza dia 24.

Perto de 516 mil cipriotas foram chamados hoje às urnas para esta eleição, a primeira desde a entrada do país na União Europeia em 2004, dominada pela questão da divisão do Chipre, enquanto o diálogo inter-comunitário se encontra num impasse.

O Chipre está divido desde 1974 entre a República do Chipre (sul) e a República turca do Chipre-Norte, unicamente reconhecida pela Turquia.

Em 2004, os cipriotas gregos rejeitaram um referendo ao plano de reunificação apresentado pela ONU, aceite pelos cipriotas turcos. A ONU recusa-se a apresentar uma nova proposta, deixando às partes envolvidas a responsabilidade de encontrarem uma solução para a ilha.


 

O seu comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório

Digite em baixo os caracteres desta imagem

Se tiver dificuldade em enviar o seu comentário, ou se preferir, pode enviar para o e-mail newsletter@comunistas.info.