Comunistas.infoComunistas.infoComunistas.info
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
-
03 DE NOVEMBRO DE 2008, SEGUNDA FEIRA
Obama News - Guia para a noite eleitoral
Fernando Almeida Sousa Marques
Leia as últimas notícias da campanha eleitoral nos Estados Unidos que nos foram enviadas por um amigo que segue a campanha de Barack Obama. Fornece um quadro interpretativo por Estados que nos ajuda a seguir a noite eleitoral.
Caros amigos,
Aqui vai um guia para a noite eleitoral.
1
Na costa leste (New York, etc), quando as urnas fecharem às 19h00 (24h00 em Portugal), serão mais 3 na costa oeste (California, etc). Isto significa que os resultados finais (ou as previsões fundamentadas) se saberão mais cedo na costa leste.
2
Os resultados eleitorais saber-se-ão à medida que as urnas forem fechando, os votos forem sendo contados, até poder haver extrapolações fiáveis que permitam às diferentes televisões e meios de comunicação social anunciar o previsível vencedor (neste caso, o candidato que conseguir mais de 269 votos no Colégio Eleitoral).
3
Se ambos tiverem 269 votos e se, no Colégio Eleitoral, votarem de acordo com a sua anunciada posição, haverá um empate. Neste caso, o desempate será feito na House of Representatives (câmara baixa do Congresso, formado pelo Senado e pela House). Isso significará a vitória de Obama, tendo em conta que há uma clara maioria de democratas na House.
4
Há cinquenta actos eleitorais (um em cada Estado). Para efeito deste Guia vou considerar, apenas, 31 Estados: os 23 em que Obama tem praticamente assegurada a vitória (ver Anexo 1) e os 8 principais em que o resultado eleitoral ainda não é certo (3 em que parece haver uma vantagem confortável para Obama, 2 em que o mesmo se passa com McCain e 3 em que há um "empate técnico", isto é, em que as diferenças nas sondagens são inferiores ao erro).
5
O que mais interessa ter em conta, à medida que se forem sabendo resultados, é o que se passa nestes 8 Estados. Claro que poderá haver sempre uma ou outra surpresa em qualquer destes 31 Estados, ou nos 19 restantes (por exemplo, não é certo que McCain ganhe North Dakota, Montana, Arkansas, Alabama e, até, imagine-se, o "seu" Estado de Arizona, onde a família Goldwater - Barry Goldwater foi candidato presidencial em 1964 e um dos mais conhecidos senadores do Arizona - anunciou o seu apoio a Obama!).
6
Nos 23 Estados referidos no ponto 4 e enunciados no Anexo 1, Obama somará 257 Votos Eleitorais (precisa de 269 para empatar e 270 para ganhar).
7
Ficam a faltar-lhe 13 Votos Eleitorais para conseguir garantir a sua eleição.
8
Vejamos, então, quais os 8 Estados cujos resultados mais interessam para se saber, o mais cedo possível, quem vai ganhar estas eleições presidenciais.
9

Com urnas a fechar às 19h00: Pennsylvania (21 Votos Eleitorais), Virginia (13), North Carolina (15), Georgia (15) e Florida (27).
Uma hora mais tarde fecharão as urnas em: Ohio (20), Indiana (11) e Missouri (11).
10
Se Obama ganhar qualquer dos 5 primeiros Estados referidos no ponto anterior, terá assegurado a maioria no Colégio Eleitoral
, às 19h00 (isto é, à hora em que for possível ter extrapolações fundamentadas).
Isto é, basta ganhar a Pennsylvania, ou a Virginia, ou North Carolina, ou a Georgia, ou a Florida.
11
Se McCain ganhar todos estes 5 Estados, Obama poderá ganhar as eleições se ganhar em Ohio, ou, perdendo Ohio, ganhar, simultaneamente, em Indiana e no Missouri
.
Estes resultados saber-se-ão uma hora mais tarde.
12
Se Obama perder todos estes 8 Estados, McCain será, muito provavelmente, o vencedor.
13
Se Obama ganhar um destes 8 Estados, será, muito provavelmente, o vencedor.
14
Face a tudo isto, a noite eleitoral poderá ser curta: antes das 21h00 (costa leste), 1 da manhã em Portugal, poderá vir a ser anunciado o futuro Presidente dos EUA
. Ou uma ou duas horas mais tarde.
15
Mas também poderá acontecer que tudo se prolongue pela noite dentro e, até, quem sabe, pelos dias e semanas seguintes. Recorde-se 2000 (Al Gore, versus Bush) e a embrulhada que foi a contagem de votos na Florida.
16
Uma das coisas que está a ser testada é o próprio processo eleitoral nos EUA. Sobre isto pronunciar-me-ei mais tarde, se conseguir dados que, até hoje, ainda não consegui recolher como, por exemplo, número de cidadãos com capacidade eleitoral, número de eleitores, número de votantes...

Pode parecer estranho não se saber isto. Mas para quem, como eu, anda a tentar recolher estes dados há mais de um ano, já nada espanta. O sistema foi feito para homens brancos com poder. Foi assim durante mais de um século. Foram necessárias muitas lutas e vontades para que pudessem votar, primeiro os pretos, depois as mulheres, ultimamente os mais desfavorecidos.
Se tiver vontade e força talvez um dia escreva, mais longa e ponderadamente, sobre tudo isto.
...
ANEXO 1
23 Estados com previsível vitória de Obama (257 Votos Eleitorais). Indico-os por ordem de encerramento das urnas.
Costa Leste (96 Votos Eleitorais): Maine, New Hampshire, Vermont, New York, Massachusets, Rhode Island, Connecticut, New Jersey, Delaware, Maryland e Washington DC.
Uma hora mais tarde (65 Votos Eleitorais): Minnesota, Iowa, Wisconsin, Illinois e Michigan.
Duas horas mais tarde (14 Votos Eleitorais): Colorado e New Mexico.
Três horas mais tarde (82 Votos Eleitorais): Washington, Oregon, California, Nevada e Hawaii.

...
Não sei se enviarei outra Obama News antes das eleições.
Há um certo cansaço e alguma dose de nervoseira.
Mas se qualquer um de vós precisar de mais alguma "dica" ou se quiser comentar o que aqui envio, terei todo o gosto em responder ou em enviar para todos.
...
Um grande abraço.
Boa noite e boa sorte,
fernando


 

O seu comentário
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório

Digite em baixo os caracteres desta imagem

Se tiver dificuldade em enviar o seu comentário, ou se preferir, pode enviar para o e-mail newsletter@comunistas.info.