Comunistas.infoComunistas.infoComunistas.info
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
ACTUALIDADE INTERNACIONAL
Ver mais
24 DE NOVEMBRO DE 2008, SEGUNDA FEIRA
POR: Fernando Almeida Sousa Marques
Já com quatro dias de atraso leia mais dois e-mails enviados pelo nosso amigo nos Estados Unidos, Fernando Almeida Sousa Marques, em que, mais uma vez, se descreve com factos concretos como as eleições presidenciais funcionam naquele país.

Ver mais
23 DE NOVEMBRO DE 2008, DOMINGO
FONTE: Vermelho online, de 22/11/08
POR: Libero Della Piana, membro do Comité Central do Partido Comuista dos Estados Unidos
"A eleição de Barack Obama ''marca um ponto de virada estratégica'', opinou Libero Della Piana, presidente do Partido Comunista dos Estados Unidos em Nova York e membro do Comitê Nacional desse partido, no Encontro dos PCs que começou nesta sexta-feira (21) em São Paulo. Em um evento onde vários oradores se referiram a este resultado, ora acentuando suas potencialidades, ora suas limitações, a opinião do PC-EUA foi uma das mais otimistas. Veja o trecho da fala de Della Piana que aborda este tema." Transcrição de Vermelho online

Ver mais
21 DE NOVEMBRO DE 2008, SEXTA FEIRA
FONTE: Vermelho online
"Tem início hoje, dia 21, o 10º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários. Trata-se do maior evento de nível mundial já realizado sob os cuidados do PCdoB, anfitrião desta edição de 2008. A grande maioria das delegações convidadas já se encontra em São Paulo, cidade que será palco, até domingo (23) do mais importante fórum de debates dos partidos comunistas de todo o mundo." Leia esta reportagem do Vermelho online sobre este Encontro

Ver mais
14 DE NOVEMBRO DE 2008, SEXTA FEIRA
POR: Fernando Almeida Sousa Marques
Leia mais esta impressionante crónica do estado da democracia americana do nosso amigo nos Estados Unidos, Fernando Almeida Sousa Marques.

Ver mais
11 DE NOVEMBRO DE 2008, TERÇA FEIRA
POR: Anselm Jappe*
"Desta vez, todos os comentadores estão de acordo: o que se está a passar não é uma mera turbulência passageira dos mercados financeiros. Estamos a viver, sem dúvida, uma crise que é considerada a pior desde a Segunda Guerra Mundial, ou desde 1929. Mas de quem é a culpa, e por onde encontrar a saída?" Leia este interessante texto de Anselm Jappe

Ver mais
09 DE NOVEMBRO DE 2008, DOMINGO
POR: Paulo Fidalgo e Carlos Brito
Na sequência da eleição de Barack Obama para Presidente dos Estados Unidos da América, fomos ouvir as opiniões de Paulo Fidalgo e de Carlos Brito, respectivamente, Presidentes da Direcção e do Conselho Nacional da Renovação Comunista.

Ver mais
06 DE NOVEMBRO DE 2008, QUINTA FEIRA
POR: Jorge Nascimento Fernandes
Jorge Nascimento Fernandes analisa como à esquerda e à direita, tem havido a preocupação de evitar a venda de ilusões, num caso à “classe operária”, noutro impedir que a esquerda embandeire em arco com aquela eleição. Ou seja, certa esquerda e alguma direita querem o mesmo: "les beaux esprits se recontre". Nada se alterará com a eleição de Obama.

Ver mais
06 DE NOVEMBRO DE 2008, QUINTA FEIRA
POR: Guilherme da Fonseca-Statter
"Haverá certamente muito boa gente que estaria à espera que o processo eleitoral que levou à vitória de Barack Obama fosse uma espécie de versão moderna e devidamente actualizada de um mítico “assalto ao Palácio de Inverno”. Só que, como diria Marx, a História não se repete. Os Estados Unidos de 2008 não são nem o regime dos czares da viragem do XIX para o século XX, nem a Alemanha dos primeiros anos a seguir à Primeira Guerra Mundial." Leia este novo artigo de Guilherme da Fonseca-Statter sobre a eleição de Barack Obama para Presidente dos Estados Unidos.

Ver mais
03 DE NOVEMBRO DE 2008, SEGUNDA FEIRA
Fernando Almeida Sousa Marques
Leia as últimas notícias da campanha eleitoral nos Estados Unidos que nos foram enviadas por um amigo que segue a campanha de Barack Obama. Fornece um quadro interpretativo por Estados que nos ajuda a seguir a noite eleitoral.