Comunistas.infoComunistas.infoComunistas.info
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
ACTUALIDADE INTERNACIONAL
Ver mais
21 DE DEZEMBRO DE 2007, SEXTA FEIRA
FONTE: O Vermelho
A porta-voz do Partido Comunista Sul-Africano (PCSA), Malesela Maleka, apresentou uma avaliação entusiástica sobre o resultado da Conferência do Congresso Nacional Africano (CNA), no governo há 13 anos, que na última quarta-feira (19) elegeu Jacob Zuma como seu presidente, derrotando por 2.300 a 1.500 o atual presidente Thabo Mbeki.

Ver mais
16 DE DEZEMBRO DE 2007, DOMINGO
FONTE: O Vermelho
Centenário
Na celebração dos seus 100 anos Niemeyer falou de Luiz Carlos Prestes, o líder comunista, de quem foi amigo pessoal e a quem protegeu para re-fundar o Partido Comunista. Quando Paulo Henrique Amorim perguntou o que ele faria se Che Guevara entrasse pelo apartamento adentro e lhe chamasse para participar de uma revolução comunista, Niemeyer respondeu que não tinha mais idade para isso, mas que ajudaria Guevara no que fosse possível, porque o considera um grande homem.

Ver mais
14 DE DEZEMBRO DE 2007, SEXTA FEIRA
FONTE: Gramna
CARACAS (PL).— A aliança estratégica entre Venezuela e Brasil surge hoje como um elemento a favor do desenvolvimento nas duas das principais economias sul-americanas, apoiadas nas suas respectivas potencialidades e a assinatura de novos acordos comerciais. Lei aqui a notícia do Gramna em castelhano

Ver mais
04 DE DEZEMBRO DE 2007, TERÇA FEIRA
A entrevista de Bertinotti ao "La Repubblica"
Em diálogo público com o aliado da maioria de governo, o partido democrático, Bertinotti esclarece que o reposicionamento estratégico à esquerda apenas começou: "No fim do percurso, quero reconhecer ao Pd o direito de encontrar os aliados que quiser, mas quero garantir para nós o direito de voltar para a oposição".

Ver mais
02 DE DEZEMBRO DE 2007, DOMINGO
Lothar Bisky eleito Presidente do Partido da Esquerda Europeia
A Esquerda Europeia prepara as eleições Europeias de 2009 com grande evento em Praga! Definir as tarefas Europeias do movimento é reconstruir o sonho internacional dos trabalhadores no continente berço onde o internacionalismo nasceu. O partido da Esquerda Europeia é a bandeira de todos os Europeus empenhados num mundo novo livre da segmentação nacional, de raça, credo ou cultura. O Partido da Esquerda Europeia é a força do renovado projecto Europeu de união, quando falham estrondasamente as orientações burgueses incapazes de superar o egoísmo nacional e que recusam o direito á particpação democrática dos cidadão substituída por encontros reservados de fins de semana entre chefes de Estado e de Governo, e todo o seu séquito de eurocratas. Avançar para eleições em novas condições de ofensiva política e ideológica é o empenho do Partido da Esquerda.

Ver mais
01 DE DEZEMBRO DE 2007, SÁBADO
FONTE: Partido da Esquerda Europeia
Discurso de Abertura em nome o Partido Europeu da Esquerda por Panos Trigazis, SYNASPISMOS (Grécia)
Conferência da Esquerda Europeia, Chisinau, República da Moldávia, 27-28, Outubro, 2007
"Queridos Camaradas,o Partido da Esquerda Europeia foi fundado em Maio de 2004 em Roma, em reposta à necessidade crescente para uma mais estreita e efectiva cooperação das forças de esquerda ao nível europeu. Um ano depois, foi realizado o seu 1º Congresso em Atenas e estamos agora na fase final dos preparativos para o segundo Congresso, convocado para Praga em 23-25 de Novembro de 2007. A União Europeia é um campo de batalha central para a Esquerda Europeia, mas nós aspiramos a tornarmo-nos no partido da Esquerda de todos os Europeus e esta Conferência em Chisinau é testemunha disso mesmo. Para além disso, a Esquerda Europeia não é euro-cêntrica, ela tem um horizonte global para as suas actividades e está cometida a promover a cooperação e a solidariedade internacionalista entre as forças de esquerda numa escala global. Como exemplo, devo mencionar que temos uma cooperação estreita com o Forum de S. Paulo e as forças vitoriosas da América latina." Leia aqui o discurso - em inglês - do camarada Panos Trigazis, do SYNASPISMOS (Grécia), que exprimiu o ponto de vista do Partido da Esquerda Europeia. Consulte aqui o programa da Conferência " A nova política de vizinhança da União Europeia" de Chisinau em inglês.