Comunistas.info
Comunistas.info
Comunistas.info
INSCRIÇÃONEWSLETTERLINKSCONTACTOS.
QUEM SOMOS
ACTUALIDADE
ACTUALIDADE NACIONAL
Ver mais
20 DE NOVEMBRO DE 2017, SEGUNDA FEIRA
FONTE: RC
POR: Carlos Brito
No centenário da Revolução de Outubro, na Casa da Imprensa, Carlos Brito desenvolveu o tema da relação íntima, orgânica, entre a Grande Revolução e a acção de Álvaro Cunhal, do qual passaram a 10 de NOVEMBRO os 104 ano do seu nascimento. De seguida publicamos o texto de Carlos Brito elaborado a partir das notas da sua intervenção no colóquio "Outubro no século XXI".

Ver mais
12 DE NOVEMBRO DE 2017, DOMINGO
FONTE: RC
POR: Colagem de textos organizada por Maria João Andrade
Texto lido por Dolores de Matos na Sessão da Casa da Imprensa
Nem todos sabem que foram as mulheres que mais jogaram a revolução para a frente. A ignição deu-se a 8 de Março de 1917, Dia Internacional da Mulher, no nosso calendário, quando as operárias têxteis iniciaram a greve e marcharam para o Parlamento. De seguida a mais reaccionária das monarquias, o Czar Nicolau, foi forçado a abdicar. Dolores de Matos leu a colagem de textos de China Mieville, Lenine, Trotsky e Alexandra Kollantai, mais o poema de Maria Velho da Costa, uma obra única. De seguida o texto.

Ver mais
11 DE NOVEMBRO DE 2017, SÁBADO
FONTE: RC
POR: Paulo Fidalgo
Numa sessão bem participada, o tema foi a Revolução de Outubro, porém com os olhos postos nos problemas de agora e com os olhos na "geringonça". De seguida a intervenção de Paulo Fidalgo no debate de dia 10.

Ver mais
10 DE NOVEMBRO DE 2017, SEXTA FEIRA
FONTE: RC
Sessão comemorativa
Dia 10 de Novembro, 18h30', CASA da IMPRENSA
É já no dia 10 de Novembro pelas 18h30' que celebraremos na CASA da IMPRENSA, R. Horta Seca 20, 1200-001 Lisboa, junto ao Largo Camões, em Lisboa os 100 anos da Revolução de Outubro. Este é o texto de mobilização para a sessão, ilustrado com a obra plástica de Rui Pereira.

Ver mais
10 DE NOVEMBRO DE 2017, SEXTA FEIRA
FONTE: RC
A Revolução de Outubro no século XXI
Casa da Imprensa, 10/11/17, 18h30' com a participação de Carlos Brito, Manuel Alegre, José Neves e Paulo Fidalgo
A Revolução faz 100 anos, mas o seu espírito está presente na acção de milhões de activistas em todo mundo. A vitalidade resulta da enérgica inspiração que hoje mobiliza as gentes para pôr cobro à iniquidade de um sistema obsoleto que provoca milhões de excluídos e escravizados pelo assalariamento tanto nas grandes metrópoles do capitalismo como na extrema periferia do terceiro mundo. A vitalidade do Grande Outubro só pode frutificar se o seu legado for debatido à luz dos problemas de hoje. E o que se trata é de voltar a debater tudo outra vez e buscar novas sínteses e propostas para orientar a acção. Veja aqui o programa da sessão onde se juntam num raro momento contendores em posições diversas sobre o grande acontecimento mas interessados em desbravar o futuro. E vai cantar-se a Internacional!